Mudança de paradigma em museu de ciências:
coleções, exposição e mediação
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18392Palavras-chave:
Comunicação museológica. Educação. Educação Ambiental. Exposição. Fauna marinha e costeira.Resumo
O Museu de Ciências Naturais ”“ MUCIN ”“ da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) está localizado em Imbé, litoral norte do Rio Grande do Sul (RS). Especializado em fauna marinha e costeira, tem trabalhado em suas exposições temas relacionados à composição desses ecossistemas, ressaltando sua biodiversidade e discutindo sustentabilidade e conservação, bem como patrimônio cultural e natural. Discutimos nesse trabalho, a mudança de paradigma desse espaço a partir da construção do diálogo com seus visitantes, viabilizada através das exposições e ações educativas. A prática de tais atividades contribui para uma mudança e ampliação da função do MUCIN.
Downloads
Referências
BARBOSA, Ana Mae. Mediação cultural é social. In: BARBOSA, Ana Mae; COUTINHO, Rejane (Orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. São Paulo: Editora UNESP, 2010, p. 13-22.
BRASIL. Estatuto de museus - Lei 11.904. 2009. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11904.htm.>. Acesso em: 02 jan. 2018.
FRAINER, Guilherme; HEISSLER, Vanessa L.; MORENO, Ignacio. A wandering Weddell seal (Leptonychotesweddellii) at Trindade Island, Brazil: the extreme sighting of a circumpolar species. 2017. Disponível em: <https://link.springer.com/ article/10.1007/s00300-017-2218-9>. Acesso em: 03 jan. 2018.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011. ICOM- Internacional CouncilOfMuseums, Portugal. Definição de museu. 2015. Disponível em: <http://icom-portugal.org/2015/03/19/definicao-museu/>. Acesso em: 02 jan. 2018.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, 2002 [jan-fev.]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em 29 Ago. 2017.
LOPES, Maria Margaret. O Brasil descobre a pesquisa científica. 2. ed. Brasília: Hucitec, 2009.
PADRÓ, Carla. La museología crítica como una forma de reflexionar sobre losmuseos como zonas de conflicto e intercambio. IN: LORENTE, JesúsLorente;
ALMAZAN, David. Museología crítica y arte contemporâneo. Zaragoza::Prensas Universitarias de Zaragoza, 2003.pp. 51-70
PEREIRA, Alice et al. The first confirmed record of the White-capped Albatross Thalassarchesteadi in Brazil. 2016. Disponível em: <http://www4.museu-goeldi.br/revistabrornito/revista/index.php/BJO/article/view/1284>. Acesso em: 03 jan. 2018.
VARINE, Hugues de. A Respeito da Mesa-Redonda de Santiago. In: ARAðJO, Marcelo Mattos; BRUNO, Maria Cristina Oliveira. A Memória do pensamento museológico contemporâneo: Documentos e Depoimentos. São Paulo: Comitê Brasileiro do Icom, 1995. p. 17-25.
VYGOTSKY, L. S. A educação no comportamento emocional. In: ______. Psicologia Pedagógica. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, p. 127-148
WICKERT, Janaína Carrion et al. Revalidation of TursiopsgephyreusLahille, 1908 (Cetartiodactyla: Delphinidae) from the southwestern Atlantic Ocean. 2016. Disponível em: <https://academic.oup.com/jmammal/article/97/6/1728/2629225.>. Acesso em: 29 dez. 2017.
WÜRDIG, Norma Luíza; FREITAS, Suzana Maria F. de. Ecossistemas e biodiversidade do Litoral Norte do RS. Porto Alegre: Nova Prova, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.