O Plano Nacional de Educação Museal (PNEM) e sua articulação na Região dos Inconfidentes
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.16920Palavras-chave:
Plano Nacional de Educação Museal, professores, Ouro Preto/MGResumo
Este trabalho tem como objetivo divulgar o Plano Nacional de Educação Museal e apresentar as ações de articulação desenvolvidas na Região dos Inconfidentes, através da promoção da práxis pedagógica no ambiente do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas. Trata-se, de uma pesquisa-ação, justificada através de ações participativas e discussões acerca das propostas apresentadas no Plano, através das quais pretendeu-se capacitar professores/multiplicadores da rede estadual, para o desenvolvimento de ações interdisciplinares dentro dos museus. Almeja-se, assim, promover um novo olhar sobre a Educação Museal, implicado com a mudança e o comprometimento destes profissionais nas ações educativas em museus.
Downloads
Referências
BARRETO, Margarita; TAMANINI, Elizabete; PEIXER, Maria Ivonete da Silva. Discutindo o ensino universitário de turismo. Campinas: Papirus, 2004.
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo: Arte & Ciência, 2004.
DESCARTES, Renê. O Discurso sobre o método. São Paulo : Hemus, 1978.
GAETA, Cecília. Profissão: professor. IN: Análises regionais e globais do turismo brasileiro. TRIGO, Luiz Gonzaga Godoi (Editor). São Paulo: Roca, 2005.
GATTI, Bernadete. Algumas considerações sobre procedimentos metodológicos nas pesquisas educacionais. Educação em Foco, 2003.
MOREIRA, A.F.B., ALVES, M.P.C., GARCIA, R.C. (orgs.). Currículo, cotidiano e tecnologias. Araraquara: Junqueira & Martins, 2006.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Trad. Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. PNEM. Disponível em: http://pnem.museus.gov.br/