A coleção etnográfica do Museu Goeldi e o protagonismo feminino no processo de musealização do patrimônio cultural amazônico, de 1960 a 2020
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v13i25.51386Mots-clés :
Mulheres, Musealização, Coleção Etnográfica, Patrimônio Cultural, DescolonizaçãoRésumé
O processo de musealização de objetos etnográficos surge nos Museus Brasileiros através das “práticas museais” em que eram “coletados” de seus locais de origem, e passavam a ter novos significados no espaço museal. O objetivo dessa pesquisa é investigar o protagonismo feminino na organização e curadoria da Coleção Etnográfica Reserva Técnica Curt Nimuendajú do Museu Goeldi, nas últimas décadas, trazendo uma contribuição para o fortalecimento do papel feminino no processo museológico brasileiro. A partir das falas de Cláudia Leonor López Garcés, Ivelise Rodrigues, Lucia Hussak van Velthem e Suzana Primo dos Santos Karipuna, busca-se compreender o processo da musealização colaborativa com os povos indígenas da Amazônia, no que se refere a salvaguarda de seu patrimônio cultural. A história das coleções e do colecionismo precisa buscar novas perspectivas, destacando a percepção feminina no espaço museal, para compreendermos que essa trajetória precisa de novas narrativas ou até mesmo ser (re)contada no Brasil.
Téléchargements
Références
ABREU, Regina. Patrimonialização das diferenças e os novos sujeitos de direito coletivo no Brasil. In: Cécile Tardy; Vera Dodebei (dir.). Open Edition Press, 2015. Revista Memória e novos patrimônios. Disponível em: https://books.openedition.org/oep/868#text
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O Perigo de Uma História Única. Tradução de Júlia Romeu. Editora Companhia Das Letras, 2019.
ARAÚJO, Helena M.M. Museu da Maré: entre educação, memórias e identidades. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 12, n. 3, p. 939-949. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/TSKgk7t3kcMpMwhqP8ghmTv/?format=pdf. Acesso em 23 de fevereiro de 2022.
BAUER, Jonei Eger. A Construção de um Discurso Expográfico: Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Graduação em Museologia - UFSC: Florianópolis, SC, 2014. p. 117. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/121979/Jonei_TCC_museologia.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 16 set. 2021.
BECHIMOL, Alegria C. Informação e Objeto Etnográfico: Percurso Interdisciplinar no Museu Paraense Emílio Goeldi. Anais da Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ. 2009.
BRULON, Bruno. Descolonizar o pensamento museológico: reintegrando a matéria para re-pensar os museus. Anais do Museu Paulista. São Paulo, Nova Série, vol. 28, 2020, p. 1-30. Disponível em https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/155323/158906. Acesso em: 08 jun. 2021.
BRULON, Bruno. O Museu Integral-integrado: que descolonização para os museus da América Latina? 2020. In: XV Conferência do Museu Chileno. Conferência ICOM Chile, 5 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.icom.org.br/?p=2081. Acesso em: 18 set. 2021.
BRULON, Bruno. Provocando a Museologia: o pensamento geminal de Zbynˇek Z. Stránský e a Escola de Brno. In: Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.25. n.1. p. 403-425. jan.-abril 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/anaismp/a/bh9THVq36HCFdZKfdMNNDzf/?format=pdf&lang=pt
BRULON, Bruno. Conceitos-chave de museologia. André Desvallées e François Mairesse (editores); Bruno B. Soares e Marília X. Cury (tradução e comentários) Editora: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura de SP Ano: 2013. ISBN: 978-85-8256-025-9, p. 98
BRUNO, Maria Cristina Oliveira e ARAÚJO, Marcelo Mattos e COUTINHO, Maria Inês Lopes. Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinapoteca do Estado de São Paulo. Acesso em: 08 set. 2023.
BUOSI, Marcelo de Almeida; KALB, Christiane Heloisa. Patrimônios de “cima para baixo”: a epistemologia da complexidade nos dilemas do campo do patrimônio. Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: educação contextualizada – Arqueologia diversidade (volume III). Criciúma: UNESC, 2018. Cap. 17. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/6401/1/Patrim%C3%B4nios%20de%20%E2%80%9Ccima%20para%20baixo%E2%80%9D.pdf . Acesso em: 15 dez. 2021.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. Sobre o pensamento antropológico. A Formação da Disciplina. Tempo e Tradição: Interpretando a Antropologia. 3ª edição. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/842401/course/section/250056/R.%20c.%20OliveiraO%20que%20%C3%A9%20isso%20que%20chamamos%20antropologia%20%20brasileir.pdf Acesso em: 18 de dezembro de 2021.
CARLAN, Claudio U. Os Museus e o Patrimônio Histórico: uma relação complexa. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/ZMYTZstWXQmcpBJdz6fxtBQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 de dezembro de 2021.
CHOAY, Françoise. A Alegoria do Patrimônio. São Paulo: Estação Liberdade. Unesp, 2001.
CLIFFORD, J. Colecionando arte e cultura. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, (23), p. 69-89. 1994.
CONSIDERA, Andréa Fernandes. Os museus e os primórdios da museologia brasileira no século XIX. In: MAGALDI, Monique B.; BRITO, Clóvis Carvalho (Org.). Museus & Museologia: desafios de um campo interdisciplinar. Brasília: FCI/UnB, 2018. p. 61-72. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/33185. Acesso em: 20 set. 2021.
CURY, Marília Xavier. Metamuseologia? reflexividade sobre a tríade musealia, musealidade e musealização, museus etnográficos e participação indígena. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, v. 9, p. 129-146, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/29480/26139. Acesso em:
CURY, Marília Xavier. Educação em Museus: Panorama, Dilemas e Algumas Ponderações. Ensino em Re-Vista (Online), v. 20, p. 13-27, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/23206. Acesso em:
CURY, Marília Xavier. Comunicação e pesquisa de recepção: uma perspectiva teórico-metodológica para os museus. Nota de Pesquisa, v. 12 (suplemento), p. 365-80, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/qshVzrR8BSgySG9b5WwcDLD/? format=pdf&lang=pt Acesso em:
CURY, Marília Xavier. A Plumária Indígena Brasileira no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
CURY, Marília Xavier. Museu, Filho de Orfeu, e a musealização. In: ICOFOM LA: Museologia, filosofia e identidade na América Latina e no Caribe. VII Encontro Regional. 28 nov. a 04 dez 1999, Coro, Venezuela. Documentos de Trabalho. Coro, 1999. p 50-55.
CURY, Marília Xavier. Museu e exposição: o exercício comunicacional da colaboração e da descolonização com indígenas. In: GALÚCIO, Ana Vilacy; PRUDENTE, Ana Lúcia (Org.). Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2019. p.316-350.
DODEBEI, Vera. Memoração e patrimonialização em três tempos: mito, razão e interação digital. In: Cécile Tardy; Vera Dodebei (dir.). Open Edition Press, Revista Memória e novos patrimônios. p. 21-45, 2015. Disponível em: https://books.openedition.org/oep/865. Acesso em:
GARCIA CANCLINI, Nestor. A Sociedade sem relato: antropologia e estética da iminência. /Nestor Garcia Canclini; tradução, Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.
GOELDI, Emílio. Prefácio. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi de História Natural e Ethnograpfia, Typografia de Alfredo Silva & C.-a – Pará-Brasil. 1, n. 1, 1894.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Teorias Antropológicas e Objetos Materiais. Coleção Museu, Memória e Cidadania. Editora: Garamond Ltda. Rio de Janeiro, 2007. p. 14-42.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Os Museus e a Representação do Brasil. Revista do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, nº 31, 2005. p 255-273. Disponível em: http:// portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/RevPat31_m.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. O Patrimônio como Categoria do Pensamento. In: Abreu, Regina e Mário Chagas. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. DP&A. Rio de Janeiro: RJ, 2003.
GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A Retórica da Perda: os discursos do patrimônio cultural no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ; IPHAN, 1996.
GOUVEIA, Inês. Waldis Rússio e a Política Museológica. Encontro Paulista de Museus – Memorial da América Latina, São Paulo, p. 1 a 12, julho de 2018.
GRANATO, Marcus; CAMPOS, Guadalupe do Nascimento. Teorias da Conservação e desafios relacionados aos acervos científicos, 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/131. Acesso em: 07 set. 2021.
GRUPIONI, Luis Donisete Benzi. Coleções e Expedições Vigiadas: Etnólogos no Conselho de Fiscalização das Expedições Artísticas e Científicas no Brasil. Editora: Hucitec ANPOCS. São Paulo, 1998.
GRUPIONI, Luis Donizete B. Os museus etnográficos, os povos indígenas e a antropologia: reflexões sobre a trajetória de um campo de relações. Revista do MAE, supl. 7, p. 21-33, 2008. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revmaesupl/article/view/113491. Acesso em: 08 jan. 2022.
GUARNIERI, Waldisa Russio Camargo. Conceito de cultura e sua relação com o patrimônio cultural e a preservação. In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira (Coord.) Waldisa Russio Carmargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado/Secretaria de Estado da Cultura / Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, 2010. p.203-211.
ICOM. Dados para navegar em meio às incertezas: Parte I – resultados da pesquisa com profissionais de museus. Rio de Janeiro-RJ, 2020. Disponível em:
http://www.icom.org.br/wpcontent/uploads/2020/11/20201119_Tomara_ICOM_Ciclo1_FINAL.pdf. Acesso em: 26 nov. 2020.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL (Iphan). Recomendação Paris. Recomendação sobre a salvaguarda da cultura tradicional e popular, 1989. Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Recomendacao%20Paris%201989.pdf. Acesso em: 26 de julho de 2022.
KNOPP, J. G. B. Transformações na gestão da alteridade: curadoria compartilhada no Brasil. Encontro de História da Arte, Campinas, SP, n. 14, p. 687–694, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/eha/article/view/3397. Acesso em: 30 set. 2023.
KRÜGER JUNIOR, Dirceu Arno. Foucault: A Heterotopia como alternativa para pensar o espaço social. Revista Enciclopédia Pelotas vol. 05, p. 22 – 37, inverno, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/Enciclopedia/article/view/9342/6470. Acesso em: 26 de julho de 2022.
LATOUR, Bruno. Jamais Fomos Modernos: ensaio de antropologia simétrica. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: edição 34,1994. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/845769/mod_resource/content/1/
LEAL, Elisabete; PAIVA, Odair da Cruz. Encontro com a Memória: Uma Experiência de Educação em Patrimônio Histórico. Patrimônio e História. Londrina: Unifil, 2014.
LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia-Museu e Patrimônio, Patrimonialização e Musealização: ambiência de comunhão. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 31-50, jan.-abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/svpTW3fFQJQnYNJrMJwnMsx/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 20 set. 2021.
LIMA FILHO, Manuel. Coleções Étnicas e Museologia Compartilhada. Editora da Imprensa Universitária. Goiânia, 2019.
LÓPEZ GARCÉS, Claudia Leonor et al. Conversações desassossegadas: diálogos sobre coleções etnográficas com o povo indígena Ka’apor. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi: Ciências Humanas, v. 12, n. 3, p. 713-734, set./dez. 2017.
LOPES, José Rogério. Colecionismo e Ciclos de Vida: Uma Análise Sobre Percepção, Duração e Transitoriedade dos Ciclos Vitais. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 16, n. 34, p.377-404, julho/dez., 2010.
LOUREIRO, Maria Lucia de Niemeyer Matheus; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Documento e musealização: entretecendo conceitos. Midas [online], 2013. Disponível em: https://journals.openedition.org/midas/78. Acesso em: 13 set.2021.
MBEMBE. Achille. Necropolítica Arte & Ensaios | revista do ppgav/eba/ufrj | n. 32 | dezembro 2016. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/8993/7169. Acesso em: 13 set.2021.
MORAES, Julia Nolasco Leitão. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos, Museologia & Interdisciplinaridade, Vol. 9, nº Especial/Dez. de 2020.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, São Paulo, n. 10, p. 7-28, dez. 1993.
OLIVEIRA, João Pacheco de; SANTOS, Rita de Cassia Melo (orgs.). De acervos coloniais aos museus indígenas formas de protagonismo e de construção da ilusão museal. João Pessoa: editora UFPB, 2019.
PENNA, Domingos Soares Ferreira. Archeologia e ethnographia no Brazil. Boletim do Museu Paraense de História Natural e Ethnographia, Belém, v. 1, n. 4, p. 29-31, 1894/96.
PENNA, Domingos Soares Ferreira. Obras completas de Domingos Soares Ferreira Penna. Belém: Conselho Estadual de Cultura, 1973. Disponível em: http://177.74.60.161/acervodigital_obrasraras/file/livros/obrascompletasdomingosferreirapenna1973/32/. Acesso em: 08 ago. 2021.
SANJAD, Nelson; OREN, David Conway; SILVA JUNIOR, José de Sousa; HOOGMOED, Marinus; HIGUCHI, Horácio. Documentos para a história do mais antigo jardim zoológico do Brasil: o Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 197-258, jan.-abr. 2012.
SANJAD, Nelson. A Coruja de Minerva: o Museu Paraense entre o Império e a República (1866-1907). Rio de Janeiro, Fiocruz, 2010.
SCHEINER, Teresa. Museu, Museologia e a ‘Relação Específica’: considerações sobre os fundamentos teóricos do campo museal. In: Ciência da Informação (Online), v. 43, n. 3 p. 358-378, set/dezembro, 2013.
SILVA, Carmen Lucia Souza da. Museologia, patrimônio e Tecnologias Digitais: Pensamento Complexo em Conexões. Museologia e Patrimônio, vol. 7, p. 220-239, 2021. Disponível em: https://www.ipleiria.pt/esecs/wp-content/uploads/sites/15/2021/09/Volume_7.pdf. Acesso em: 15 de agosto de 2021.
SILVA, Carmen Lucia Souza da. A Expansão do patrimônio Cultural diante das Tecnologias Digitais: Entre o Atual e o Virtual. Museologia e Patrimônio, vol. 1, p. 235-272, 2019. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/jspui/bitstream/prefix/832/1/CapitulodeLivro_ExpansaoPatrimonioCultural.pdf Acesso em: 15 de agosto de 2021.
VARELLA, Paulo. O Gabinete de curiosidades e a origem dos museus. Art l Ref Notícias em Artes Contemporânea. Junho, 2018. Disponível em: https://arteref.com/nao-categorizado/o-gabinete-de-curiosidades-e-a-origem-dos-museus/. Acesso em 20 de set., 2021.
VELTHEM, Lúcia Hussak van; CANDOTTI, Ennio. Marcas na Amazônia: coleções, exposições e museus. In: GALÚCIO, Ana Vilacy; PRUDENTE, Ana Lúcia (Org.). Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2019. p.294-314.
VELTHEM, Lúcia Hussak van; PEREIRA, Edith; GALÚCIO, Ana Vilacy. Acervos culturais do Museu Paraense Emílio Goeldi: 150 anos de história e perspectivas futuras. In: GALÚCIO, Ana Vilacy; PRUDENTE, Ana Lúcia (Org.). Museu Goeldi: 150 anos de ciência na Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2019. p.274-292.
VELTHEM, Lucia Hussak Van. Mapeamento das coleções etnográficas no Brasil: três relatos de um percurso em formação. Patrimônios e Museus: Inventando Futuros. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022. P. 243-276.
VELTHEM, Lucia Hussak Van; KUKAWKA, Katia; JOANNY, Lydie. Museus, coleções etnográficas e a busca do diálogo intercultural. Belém – PA, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/xYWhW7jG9R87FwPMPshvxhb/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.
VELTHEM, Lucia Hussak van. O objeto etnográfico é irredutível? Pistas sobre novos sentidos e análises. Boletim do Museu Paraense Emilio Goeldi: Ciências Humanas, v. 7, n. 1, p. 51-66, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/xYrSMkw9N7hnkyhxDkMY3gt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 jan. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.