Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura através de uma exposição curricular em formato digital
reflections on cyberculture through a curricular exhibition in digital format
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47797Mots-clés :
exposição curricular, ciberexposição, cibercultura, Museologia UFRGS, EmaranhadoRésumé
O artigo relata a exposição curricular EMARANHADO, desenvolvida no ano de 2021 junto ao Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta brevemente o projeto inicial, que compreendia uma exposição física, e foi reformulado para o ambiente digital, devido à pandemia de COVID-19. Contempla a organização da exposição, com sete eixos de execução: o acervo, o espaço expositivo, a comunicação, a mediação, as atividades educativo-culturais, a acessibilidade e a avaliação. O texto reflete sobre as potencialidades e desafios de uma exposição museológica de caráter curricular em formato digital. Conclui-se que a escolha do Instagram como espaço expositivo foi acertada, enquanto o site foi oneroso e com pouco retorno, em termos de engajamento de público. Também pondera que, embora atinja um público maior, a presença em muitas mídias sociais ao mesmo tempo dispersa atenção e dificulta a criação de conteúdo por parte da equipe curatorial.
Téléchargements
Références
BLANCO, Ángela García. La exposición, um medio de comunicación. Madrid: Ediciones Akal, 2009.
CURY, Marília Xavier. O campo de atuação da Museologia. In: CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005, p. 19-48.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.
GUARNIERI, Waldisa Rússio Camargo. Exposição: texto museológico e o contexto cultural (1986). In: BRUNO, Maria Cristina Oliveira. Waldisa Rússio Camargo Guarnieri: textos e contextos de uma trajetória profissional. São Paulo: Pinacoteca do Estado, 2010, p. 137-143.
GUZMÁN, Rafael. Área de Curadoria e Científica. In: Conservação preventiva e procedimentos em exposições temporárias. Brodowski (S.P): ACAM Portinari; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2012, p. 58-64. (Coleção Museu Aberto).
MORAES, Julia. Entretecendo conceitos, mirando o horizonte da participação: musealização, comunicação e públicos. In: Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, DF, v. 9, p. 144-160, dez. 2020, p. 144-160. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/31995/28212.
PETTER, Catarina et al. Projeto de exposição curricular Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura. Porto Alegre, 2021.
PETTER, Catarina et al., Catarina. Relatório da exposição curricular Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura. Porto Alegre, 2022.
RUGGIERO, Amanda Saba. Traduzindo bits, exposições virtuais na pandemia. In: REVISTA ARA, v. 11, n. 11, p. 183-198, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revistaara/article/view/192093. Acesso em: 10 mar. 2023.
TEIXEIRA, Vanessa Barrozo; FARIA, Ana Carolina Gelmini; MACHADO, Elias Palminor. A curadoria de exposições curriculares: uma construção coletiva. In: SEMINÁRIO BRASILEIRO DE MUSEOLOGIA, 2., Recife, 2015. Anais [...], Recife, 2015, p. 89-110.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.