Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia

Auteurs-es

  • Luciana Messeder Ballardo UFBA

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Mots-clés :

Museologia, Exposições curriculares, Projetos expográficos, Museus, Universidade Federal da Bahia

Résumé

Quais critérios devem direcionar os projetos de exposições curriculares visando, como resultado, contribuir para a formação profissional em Museologia? O propósito deste texto é apontar esses critérios à medida que compartilha a experiência de exposições curriculares criadas no curso de Museologia da FFCH/UFBA nos períodos entre o segundo semestre de 2006 e o primeiro de 2008 e entre 2016 e 2017. A metodologia aplicada foi qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimento experimental. Como resultado, destacam-se dois pontos comuns a todas as exposições: o impacto de realizar uma exposição em uma instituição museológica na vida profissional dos(as) estudantes e a capacidade de adaptação e criatividade para enfrentar a escassez de recursos, tão comum na realização de projetos expográficos nos museus da cidade de Salvador, BA.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALMEIDA, Adriana Mortara. O Contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciências e de arte. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, v. 12 (suppl.), p. 31-53, 2005.

BELCHER, Michael. Organización y deseño de exposiciones: su relación con el museo. Gijón, ESP: Ediciones Trea, 1997.

CHELINI, Maria-Júlia Estefânia; LOPES, Sônia Godoy Bueno de Carvalho. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Nova Série, v. 16, n. 2, p. 205-238, 2008.

CRESPO FILHO, Jayme Moreira. Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural do Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2005.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

FERNÁNDEZ, Luis Alonso; FERNÁNDEZ, Isabel Garcia. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid, ESP: Alianza Editorial, 2014.

GOB, André; DROUGUET, Noémie. A exposição: a função de apresentação. In: GOB, André; DROUGUET, Noémie. A museologia: história, evolução, questões atuais. Tradução: Dora Rocha e Carlos Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. p. 137-149.

GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos (org.). Discutindo exposições: conceito, construção e avaliação. 120p. Rio de Janeiro: MAST, 2006.

HERNÁNDEZ, Francisca. El museo como espacio de comunicación. Gijón, ESP: Ediciones Trea, 1998.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa (org.). Museus e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.

MATOS, Angela Cristina Ferreira de; REIS, Elizandra Pinheiro dos; BALLARDO, Luciana Messeder. Energia dos cristais: requalificação expográfica no Museu Geológico da Bahia. Mouseion. Canoas, RS: UnilaSalle Editora, n. 27, p. 115-125, 2017.

MENESES, Ulpiano Bezerra Toledo de. A Exposição Museológica: reflexões sobre pontos críticos na prática contemporânea. Ciências em Museus. Belém, PA: v. 4, p. 103-120, 1992.

MESTRE, Joan Santacana. ANTOLÍ, Núria Serrat (coord.). Museografía Didáctica. Barcelona: Editora Ariel, 2005.

MINEIRO, Clara (coord.). Museus e Acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2004.

MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Planejamento de Exposições. Tradução: Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Edusp: Vitae, 2001.

SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Criando Realidades Através de Exposições. Mast Colloquia, Rio de Janeiro, v. 8, p. 7-37, 2006.

SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Museus e exposições: Apontamentos para uma teoria do sentir. ICOFOM Study Series. Vevey, Suíça: ICOM, v. 19, p. 109-113, 1991.

Téléchargements

Publié-e

2023-06-22

Comment citer

Messeder Ballardo, L. (2023). Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 95–108. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Numéro

Rubrique

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil