Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia

Authors

  • Luciana Messeder Ballardo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Keywords:

Museologia, Exposições curriculares, Projetos expográficos, Museus, Universidade Federal da Bahia

Abstract

Quais critérios devem direcionar os projetos de exposições curriculares visando, como resultado, contribuir para a formação profissional em Museologia? O propósito deste texto é apontar esses critérios à medida que compartilha a experiência de exposições curriculares criadas no curso de Museologia da FFCH/UFBA nos períodos entre o segundo semestre de 2006 e o primeiro de 2008 e entre 2016 e 2017. A metodologia aplicada foi qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimento experimental. Como resultado, destacam-se dois pontos comuns a todas as exposições: o impacto de realizar uma exposição em uma instituição museológica na vida profissional dos(as) estudantes e a capacidade de adaptação e criatividade para enfrentar a escassez de recursos, tão comum na realização de projetos expográficos nos museus da cidade de Salvador, BA.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA, Adriana Mortara. O Contexto do visitante na experiência museal: semelhanças e diferenças entre museus de ciências e de arte. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro: Casa de Oswaldo Cruz, v. 12 (suppl.), p. 31-53, 2005.

BELCHER, Michael. Organización y deseño de exposiciones: su relación con el museo. Gijón, ESP: Ediciones Trea, 1997.

CHELINI, Maria-Júlia Estefânia; LOPES, Sônia Godoy Bueno de Carvalho. Exposições em museus de ciências: reflexões e critérios para análise. Anais do Museu Paulista. São Paulo: Nova Série, v. 16, n. 2, p. 205-238, 2008.

CRESPO FILHO, Jayme Moreira. Preservação e Difusão do Patrimônio Cultural do Exército Brasileiro. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército Editora, 2005.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

FERNÁNDEZ, Luis Alonso; FERNÁNDEZ, Isabel Garcia. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid, ESP: Alianza Editorial, 2014.

GOB, André; DROUGUET, Noémie. A exposição: a função de apresentação. In: GOB, André; DROUGUET, Noémie. A museologia: história, evolução, questões atuais. Tradução: Dora Rocha e Carlos Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2019. p. 137-149.

GRANATO, Marcus; SANTOS, Claudia Penha dos (org.). Discutindo exposições: conceito, construção e avaliação. 120p. Rio de Janeiro: MAST, 2006.

HERNÁNDEZ, Francisca. El museo como espacio de comunicación. Gijón, ESP: Ediciones Trea, 1998.

MAGALHÃES, Aline Montenegro; BEZERRA, Rafael Zamorano; BENCHETRIT, Sarah Fassa (org.). Museus e comunicação: exposições como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010.

MATOS, Angela Cristina Ferreira de; REIS, Elizandra Pinheiro dos; BALLARDO, Luciana Messeder. Energia dos cristais: requalificação expográfica no Museu Geológico da Bahia. Mouseion. Canoas, RS: UnilaSalle Editora, n. 27, p. 115-125, 2017.

MENESES, Ulpiano Bezerra Toledo de. A Exposição Museológica: reflexões sobre pontos críticos na prática contemporânea. Ciências em Museus. Belém, PA: v. 4, p. 103-120, 1992.

MESTRE, Joan Santacana. ANTOLÍ, Núria Serrat (coord.). Museografía Didáctica. Barcelona: Editora Ariel, 2005.

MINEIRO, Clara (coord.). Museus e Acessibilidade. Lisboa: Instituto Português de Museus, 2004.

MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Planejamento de Exposições. Tradução: Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Edusp: Vitae, 2001.

SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Criando Realidades Através de Exposições. Mast Colloquia, Rio de Janeiro, v. 8, p. 7-37, 2006.

SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Museus e exposições: Apontamentos para uma teoria do sentir. ICOFOM Study Series. Vevey, Suíça: ICOM, v. 19, p. 109-113, 1991.

Published

2023-06-22

How to Cite

Messeder Ballardo, L. (2023). Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 95–108. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Issue

Section

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil