A experiência de si
o sentir/pensar no contexto da pandemia
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.37342Mots-clés :
Formação Cultural, Educação Inclusiva, Acessibilidade, Sensibilidade, ExperiênciaRésumé
A pesquisa "Formação Cultural e Educação inclusiva: ampliando horizontes e diminuindo barreiras"[1], baseada na perspectiva da Teoria Crítica, criou o Portfólio “Escrita de Si” a partir de produções culturais, que provocam o pensamento crítico e a abordagem sensível da vida, com vistas à formação de si. Trata-se de um produto teórico-metodológico que engloba a formação de subjetividades inclusivas ancoradas nas dimensões de acessibilidade e sensibilidade. Assim, tem como objetivo apreender os sentidos e os significados experienciados por todas as vidas humanas, independentemente de suas especificidades, no contexto da pandemia da COVID-19. Operando com a contingência desta crise humanitária, o Portfólio se configura como um instrumento de resistência, por possibilitar experiências de sentir/pensar, que configuram um processo de entendimento, de conhecimento e de formação, possibilitando que as experiências sejam significativas e reverberem em ações, dando sentido ao que somos e ao que nos acontece.
[1] Pesquisa contemplada com bolsa de iniciação científica da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Museologia & Interdisciplinaridade 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.