As percepções dos profissionais dos museus sobre acessibilidade

concepções e práticas em confronto

Auteurs-es

  • Silvilene de Barros Ribeiro Morais UNIRIO
  • Maria Amélia Gomes de Souza Reis

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.36899

Mots-clés :

Museus, Inclusão, Acessibilidade, Educação, Pessoas com Deficiência

Résumé

Este artigo apresenta parte das conclusões da tese, buscando refletir sobre inclusão e acessibilidade, a partir das percepções dos profissionais. Utilizamos os dados do questionário online, analisados pelo sistema SPSS, e entrevistas semi-estruturadas, presenciais, examinadas através da “Análise do Discurso” de Fairclough. Buscamos apresentar questionamentos e proposições que possam estimular novos formas de atuação.

 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index para a inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação nas escolas. Trad. Mônica Pereira dos Santos e João Batista Esteves. 3. ed. Bristol, UK: Centre for Studies on Inclusive Education (CSIE); LaPEADE,2012.

Disponívelem:http://www.lapeade.com.br/publicacoes/documentos/index2012final%20FOTOS%20BRASIL.pdf> Acessado em: Out. de 2018.

GAUDENZI, Paula. ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciência e Saúde Coletiva. Deficiência, Família e Sociedade. Rio de Janeiro. v.21, n.10. 2016.

GONCALVES, José Luís. O educador social, desafiado pela diversidade cultural das sociedades contemporâneas. Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N.º 3 (2006).

Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/handle/20.500.11796/885. Acessado em: Out. de 2018.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e Mudança social. Izabel Magalhães (trad.).

Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

CRENSHAW, Kimberle. Mapping the Margins: Intersectionality, Identity Politics, and Violence Against Women of Color. Stanford Law Review. California: Vol.43. n.6.

LUCIAN, Rafael. Repensando o Uso da Escala Likert: tradição ou escolha técnica? Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia -PMKT . São Paulo: v. 18, 2016.

MIRANDA, Silvana Maria de; PIRES, Maria Marlene; SILVA, Carlos Alberto Justo da. Escala para Avaliar Atitudes de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica: Brasilia (DF), n.33, Suplemento 1, 2009.

OLIVEIRA, Vanilda Maria de. Um olhar interseccional sobre feminismos, negritudes, lesbianidades em Goiás. 2006. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

SANTOS. Mônica P. Inclusão. Mônica Pereira dos Santos et al. (Orgs). Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba: Editora CRV. 2009.

Téléchargements

Publié-e

2021-11-04

Comment citer

Morais, S. de B. R., & Gomes de Souza Reis, M. A. (2021). As percepções dos profissionais dos museus sobre acessibilidade: concepções e práticas em confronto. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 51–64. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.36899

Numéro

Rubrique

Dossiê Inclusão em Museus e Diversidade: conceitos, políticas e práticas