Uso da realidade aumentada em exposições museológicas

algumas considerações

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35106

Mots-clés :

exposição; realidade aumentada; design de exposições; museu;

Résumé

O artigo aborda a implantação da realidade aumentada em exposições museológicas e discute as melhores práticas para sua aplicação. Parte da conceituação labiríntica do termo virtual, base para trabalhar o conceito de realidade aumentada, e discute como a materialidade da exposição e sua linguagem própria relacionam-se com a virtualidade e as tecnologias digitais. Considerando a teoria do leitor contemplativo de Lúcia Santaella, tece um paralelo entre a leitura do livro e a leitura da exposição. A partir destes elementos discorre sobre aplicações recentes de RA em museus e comenta como essa tecnologia pode ser empregada para agregar valor à exposição sem, contudo, alienar o visitante do seu entorno.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Alessandra de Oliveira Marçal, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Turismóloga, mestre em Museologia e Patrimônio pelo PPG-PMUS UNIRIO/MAST

Teresa Scheiner, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Dr. Teresa Cristina Scheiner. Museóloga, Geógrafa, Mestre e Doutora em Comunicação. Coordenadora, Doutorado em Museologia e Patrimônio - PPG-PMUS, UNIRIO/MAST.

Références

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Civilização. Dicionário de Filosofia. Edição revista e ampliada. Tradução e revisão de Alfredo Bossi e Ivone Castilho Benedetti. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DAVALLON, Jean. Comunicação e sociedade: pensar a concepção da exposição. In: BENCHETRIT, Sarah Fassa; BEZERRA, Rafael Zamorano; MAGALHÃES, Aline Montenegro (orgs). Museus e comunicação: exposição como objeto de estudo. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2010, p17-34.

______. L’exposition à L’œuvre: stratégies de communication et médiation symbolique. Paris: L’ Harmattan, 2000.

DESVALLÉES, André, MAIRESSE, François (Ed.). Conceitos-chave de Museologia. Tradução de Bruno Brullon Soares e Marilia Xavier Cury. São Paulo, SP: ICOM / Armand Colin, 2013.

DOWNING, Douglas; COVINGTON, Melody Mauldin; COVINGTON, Michael A. Dictionary of computer and Internet terms. 10 ed. Nova York: Barron’s Educational Series, 2009.

FOGG, Brian J. Persuasive technology: using computers to change what we think and do. San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers, 2003.

KIRNER, Claudio; TORI, Romero. Fundamentos de Realidade Aumentada. In: Fundamentos e tecnologia de Realidade Virtual e Aumentada. VIII Symposium on Virtual Reality. Belém, 2006, p.20-34.

LAPLANTE, Phillip. Dictonary of computer science, engineering, and technology. Nova York: CRC Press, 2000.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996. 157p.

MARQUES, Diana; COSTELLO, Robert. Concerns and Challenges Developing Mobile Augmented Reality Experiences for Museum Exhibitions. In: Curator: The Museum Journal. Volume 61 Number 4, October 2018.

MARQUES, Diana Cristina Valente. The Visitor Experience Using Augmented Reality on Mobile Devices in Museum Exhibitions. 2017. Tese de Doutorado. Universidade do Porto (Portugal).

MILGRAM, Paul; KISHINO, Fumio. A taxonomy of mixed reality visual displays. IEICE TRANSACTIONS on Information and Systems, v. 77, n. 12, p. 1321-1329, 1994.

PEDDIE, Jon. Augmented reality: Where we will all live. Springer, 2017.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.

SCHEINER, Teresa. Comunicação, Educação, Exposição: novos saberes, novos sentidos. Semiosfera, ano 3, nº 4-5 ”“ julho de 2003.

_______. Museu, Museologia e a ‘Relação Específica’: considerações sobre os fundamentos teóricos do campo museal. Ciência da Informação, v. 42, n. 3, 2013 p.358-378.

_______. Museologia, hiperculturalidade, hipertextualidade: reflexões sobre o Museu do Século 21. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 9, n. 17, p. 46-63, 16 maio 2020.

UZEDA, Helena Cunha de. As novas tecnologias nas exposições museológicas: objetos reais e a concorrência digital. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. 2016.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-09

Comment citer

de Oliveira Marçal, A., & Scheiner, T. . (2020). Uso da realidade aumentada em exposições museológicas: algumas considerações. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(Especial), 132–143. https://doi.org/10.26512/museologia.v9iEspecial.35106

Numéro

Rubrique

Museus, Museologia, Comunicação, Recepção