Museus e os modos de educar para a liberdade

asas ou gaiolas?

Auteurs-es

  • Maria Amélia Gomes de Souza Reis Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33993

Mots-clés :

museus - educação libertadora - metodologia da práxis- museologia

Résumé

Este artigo traz por aforismo duas questões: Museus são asas? Museus são gaiolas? Reflexões analítico-críticas sobre as relações educação em museus e os desafios contemporâneos com vistas a uma sociedade libertadora nos conduziram a questionamentos: quais saberes metodológicos são mobilizados para ações educativas nos museus? Tomando por referencia princípios teóricos e metodológicos que fundamentam a metodologia da práxis e o antagonismo de classes, identificável na dominação e subordinação que estrutura nossas sociedades, buscamos a partir das práticas educativas e da formação profissional  preencher as brechas presentes na Museologia que busca estatuto  cientifico em meio às Ciências Sociais tida como revolucionária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Amélia Gomes de Souza Reis, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO

Professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro ”“ UNIRIO/BR. Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio no âmbito da disciplina Museu, Museologia, Patrimônio, Educacão e Interpretacão. Projeto em desenvolvimento: Educação como Patrimônio Cultural e Pessoal: etnoconhecimento para um etnoreconhecimento. (b) Investigadora colaboradora do Centro Interdisciplinar do Século XX ”“ CEIS 20. Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia ”“ GHSCT. Universidade de Coimbra ”“ UC/Pt

Références

Alves,Rubem. (2004) Gaiolas ou asas: A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Asa. editores S.A. Porto. Portugal. 1ª Ed. Depósito Legal 2002 42/03.

Barrenechea, Miguel Angel de.(2003) Nietzsche: memória trágica e futuro revolucionário. (in)A fidelidade à terra: arte, natureza e política. Assim falou Nietzsche IV. (Orgs) Charles Feitosa, Miguel Angel Barrenechea, Paulo Pinheiro. DP7A Ed. ISBN 85-7490-212-8. FAPERJ, Rio de Janeiro.

Brulon, Bruno. (2017) Anais do Museu Paulista. Provocando a Museologia: o pensamento geminal de Zbyneˇk Z. Stránský e a Escola de Brno. São Paulo. N. Sér. v.25. n.1. p. 403-425. jan.-abril . ttp://dx.doi.org/10.1590/1982-02672017- v25n0114

Foucault. Michel.(1998) Vigiar e Punir. História da violência nas prisões. 18ª Ed. Petrópolis: Vozes.

Deleuze, Gilles & Guattari, Félix.(1995) Mil Platôs: capitalismo. e esquizofrenia. Vol 1. Rio de Janeiro: Ed. 34. ISBN 85-85490-49-7. 96p

Marx, Karl&Engels.F. (1987) A Ideologia Alemã ( Feuerbach). São Paulo:Ed. Huictec, 6ª Ed.Série Pensamento Socialista (org). Florestan Fernandes. p 126.

M. Braga da Cruz (2004) Teorias Sociológicas: Fundadores e os Clássicos (Ontologia de Textos) . Vol. 1. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. 4ª Ed. Isbn 972-31-0379-6. P.175.

Reis, Maria Amelia. (1992) A sexualidade , o ensino de Ciências da Saúde na escolar pública: pela busca do exercício da cidadania. Dissertacão de Mestrado. Universidade Federal Fluminense. Orientador Professor Doutor Victor Vicent Valla. 1992

Téléchargements

Publié-e

2021-11-04

Comment citer

Gomes de Souza Reis, M. A. . (2021). Museus e os modos de educar para a liberdade: asas ou gaiolas?. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(20), 144–157. https://doi.org/10.26512/museologia.v10i20.33993

Numéro

Rubrique

Dossiê Inclusão em Museus e Diversidade: conceitos, políticas e práticas