Performance e sacralidade nas exposições do MUQUIFU

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.32795

Mots-clés :

MUSEUS OBJETOS MUSEALIZAÇÃO

Résumé

Neste texto refletiremos sobre os enquadramentos, tradicionalmente impostos aos objetos dispostos nos museus, assim como analisaremos também a maneira como a interação objeto/museu acontece nos espaços comunitários, destacando-se aquilo que os distingue de outras formas de abordagens. Esta relação será analisada a partir de uma situação ocorrida no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos/BH (MUQUIFU), durante a preparação de uma festa do Congado no Aglomerado Santa Lúcia, no ano de 2018. Interessa-nos descrever e analisar como se deu a negociação por parte de um dos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, localizada na Vila Estrela, bem como a gestão do Muquifu, especificamente a respeito de um instrumento musical denominado Caixa de Congo e Moçambiques.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Mauro Luiz da Silva, MUQUIFU

Mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-MG

Références

ARRUTI, José Maurício. Mocambo: antropologia e história do processo de formação quilombola. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

BRULON, Bruno. Re-interpretando os objetos de museu: da classificação ao devir. Campinas: Transinformação. v. 28, n. 1, p.107-114, jan. 2016.

_______________Da artificação do sagrado nos museus: entre o teatro e a sacralidade. São Paulo: Anais do Museu Paulista. v.21. n.2, p 155-175. Dez 2013.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François; SOARES, Bruno Brulon; CURY, Marília Xavier. Conceitos-chave de Museologia. [S.l: s.n.], 2013.

FREITAS, Kelly Amaral de. As forças culturais dos museus de quilombos e favelas urbanos e o poder da ressonância dos objetos biográficos. Dissertação de mestrado, 182f. Universidade do Estado de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

GODELIER, Maurice. Au fondement des sociétés humaines. Ce que nous apprend l’anthropologie. Paris: Albin Michel. Idées, 2007.

LIMA Filho, Manuel; ABREU, Regina; ATHIAS, Renato;. (orgs.). Museus e Atores Sociais: Perspectivas Antropológicas. Recife: Editora UFPE/ABA Publicações, 2016. 290 p.

LUZ, Itacir Marques da. Irmandade e educabilidade: um olhar sobre os arranjos associativos negros em pernambuco na primeira metade do século XIX. Educ. rev.[online]., vol.32, n.3, pp.119-142, 2016.

MAIRESSE, François. La museología y lo sagrado. In: La museologia y lo sagrado. Materiales para una discussión. Paris: ICOFOM, p. 170-174, 2018.

MOLES, Abraham. Teoria dos Objetos. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 189p, 1988.

PEARCE, Susan M. Objects as meaning; or narrating the past. In: PEARCE, Susan M. (Ed.) Interpreting objects and collections. Lond and New York: Routledge, p. 19-2, 2005.

POMIAN, Krzysztof. Coleção. Enciclopédia Einaudi, vol. 1. Memória-História. Porto: Imprensa Nacional / Casa da Moeda, 1984.

ROQUE, Maria Isabel. A exposição do sagrado no museu. Comunicação & Cultura [online] n.o 11, pp. 129”146, 2011.

SILVA, Mauro Luiz (Org.). HABEMUS MUQUIFU (Catálogo). Belo Horizonte, MG: Editora Marginália Comunicação, 66 pp. 2019.

VAN DER POEL, Francisco. Congado: origens e identidade. Disponível em <http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/congadorigem.htm> acesso em 20 de janeiro de 2020.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-03

Comment citer

Mendes Braga, J. L., & da Silva, M. L. . (2020). Performance e sacralidade nas exposições do MUQUIFU. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 209–223. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.32795

Numéro

Rubrique

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s