Performance e sacralidade nas exposições do MUQUIFU
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.32795Palabras clave:
MUSEUS OBJETOS MUSEALIZAÇÃOResumen
Neste texto refletiremos sobre os enquadramentos, tradicionalmente impostos aos objetos dispostos nos museus, assim como analisaremos também a maneira como a interação objeto/museu acontece nos espaços comunitários, destacando-se aquilo que os distingue de outras formas de abordagens. Esta relação será analisada a partir de uma situação ocorrida no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos/BH (MUQUIFU), durante a preparação de uma festa do Congado no Aglomerado Santa Lúcia, no ano de 2018. Interessa-nos descrever e analisar como se deu a negociação por parte de um dos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, localizada na Vila Estrela, bem como a gestão do Muquifu, especificamente a respeito de um instrumento musical denominado Caixa de Congo e Moçambiques.
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