Museologia, hiperculturalidade, hipertextualidade
reflexões sobre o Museu do Século 21
DOI :
https://doi.org/10.26512/museologia.v9i17.31592Mots-clés :
Museu. Museologia. Hipercultura. Hipertextualidade. Museu do Século 21.Résumé
O texto aborda as transformações do cenário global nas últimas duas décadas, pontuando a emergência do fenômeno conhecido como hipercultura. Analisa os modos e formas como os museus se apresentam no cenário hipercultural, fazendo algumas inferências sobre como poderá se configurar o “museu do século 21”. Comenta o impacto da pandemia do COVID19 sobre os museus, especialmente os museus tradicionais; e apresenta alguns aspectos que poderão vir a ser transformadores, no cenário “pós-pandêmico”, para os museus e a Museologia.
Téléchargements
Références
ASENJO HERNANZ, M. Elena. Aprendizaje Informal y Nuevas Tecnologías. Análisis y Medición del constructo de interactividad en contextos de exposición del patrimonio. Tesis Doctoral. Universidad Autónoma de Madrid, 2014.
BERTMAN, Stephen. Hipercultura: o preço da pressa. Epistemologia e sociedade, vol. 156. Trad. Ana André. Editora Instituto Piaget, 1998, 313 p.
BONTEMPO, Valéria Lima. “HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço”. Resenha. In: Sapere aude ”“ Belo Horizonte, v. 9 ”“ n. 17, p. 348-354, Jan./Jun. 2018. Acesso - 02.04.2020
DEBONO, Sandro. “Fragile Beauty. Emerging Trends for post-pandemic museums.” In: Medium.com, March 30, 2020. Acesso - 30.03.2020.
DEBONO, Sandro. “The Empty Museum - and a post-pandemic museum landscape”. In: Medium.com, March 16, 2020a. Acesso - 30.03.2020.
DEBONO, Sandro. “The Web Museum. Museum Netizens in post-pandemia”. In: Medium.com, March 23, 2020b. Acesso - 30.03.2020.
GARCIMARTIN, Miriam. Museos del siglo XXI: híbridos entre un medio digital y una startup tecnológica. In: https://www.media-tics.com/noticia/5624/tendencias-con-futuro/museos-del-siglo-xxi:-hibridos-entre-un-medio-digital-y-una-startup-tecnologica.html. Acesso - 02.04.2020
HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidad. Cultura y Globalización. Trad. Florencia Gaillour. Barcelona: Herder. (Ed. Original 2005), 2018.
HAN, Byung-Chul . Sociedade do Cansaço. Tradução de Ênio Paulo Giachini, 2. ed. ampl. Petrópolis, RJ: Vozes. 128p. (Ed. Original 2014), 2017.
NELSON, T. H. Dream Machines. Redmond, 1987.
PAMUK, Orhan. (2012). Modesto manifesto pelos museus. Abril 2012. In: https://elpais.com/cultura/2012/04/27/actualidad/1335549833_020916.html. Acesso - 02.04.2020.
SANTAELLA, Lucia. Temas e Dilemas do Pós-digital: a voz da política. São Paulo: Editora Paulus, 2016.
SCHEINER, Teresa. “Forecasting the Future in Museology”. In: XI Annual Conference of the International Committee on Museology - ICOFOM, 1989, Den Hage, Netherlands. ICOFOM STUDY SERIES ”“ ISS. v. 16: 229 ”“ 239.
SERRES, Michel. Hominescências. Trad. Edgar de Assis Carvalho, Maritza Perassi Bosco. RJ: Bertrand Brasil, 2003.
SOUZA, Bruno Campello, ROAZZI, Antonio. Hipercultura e Pensamento: Tecnologia da informação e mediação cognitiva. 2000. Dissertation (Masters) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Cognitiva da UFPE. Recife, Pernambuco, Brasil, 2000.
SOUZA, Bruno Campello, ROAZZI, Antonio. “Testing the robustness of the concept of Hyperculture”. In: COHEN, Arie. Facet Theory and Scaling: In search of Structure in Behavioral and Social Sciences. Facet Theory Association Press: 37-53, 2009.
TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. A morte do Industrialismo e o nascimento de uma nova civilização. RJ: Record, 1980.
TOFFLER, Alvin . O Choque do Futuro. RJ: Artenova, 1972.
Sites consultados:
https://www.cyborganthropology.com/Hyperculture
https://elpais.com/cultura/2012/04/27/actualidad/1335549833_020916.html
https:// www.medium.com
https://www.museumpeil.eu/what-is-a-museum-and-why-did-icom-fail-to-answer-the-question-in-kyoto/