Ceci est une version obsolète publiée le 2020-11-03. Consulter la version la plus récente.

David Bowie is

um ícone pop na trajetória da exposição itinerante do Victoria and Albert museum

Auteurs-es

  • Mariana Bento Beneti Unisinos
  • Márcia Eliane Rosa Puc Campinas

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.28185

Mots-clés :

David Bowie Is, Exposição Itinerante, Museus contemporâneos, Victoria and Albert Museum

Résumé

Este artigo propõe refletir sobre os modelos de exposições itinerantes nos museus contemporâneos a partir do estudo da exposição David Bowie is, elaborada originalmente pelo Museu Victoria and Albert (Inglaterra). A mostra de mais de 300 objetos do artista, incluindo instrumentos, fotografias, manuscritos originais de letras de músicas e 47 figurinos, circulou por 11 países e recebeu próximo de 2 milhões de visitantes em todo o mundo. Este trabalho descreve os aspectos etnográficos e de contexto mercadológico especificamente em duas exposições estudadas: a de São Paulo, no início da intinerância, em 2014, recebida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) e de Barcelona, em 2018, após a morte de David Bowie (janeiro de 2016), quando a exposição esteve no museu Del Disseny.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARANTES, O. Os novos museus. Novos Estudos, CEBRAP, Nº 31, outubro 1991, p. 161-169.
BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Trad. Guilherme João de Freitas Ferreira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: Zouk, 2003.
BROACKES, V.; MARSH, G. David Bowie is inside. V&A Publishing, Londres, 2013
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo - comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
FERVENZA, H. O mais é deserto. São Paulo: Escrituras, 2003.
FREIRE, M. C. M. Ritos profanos: museu e arte contemporânea na era do espetáculo. Tese de Livre Docência (Doutorado em psicologia). Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IP-USP, São Paulo, 2003.
GROSSMANN, M. Museu Arte hoje. São Paulo: Hedra, 2011.
JOHNSON, K. David Bowie is. In: DEVEREUX, E.; DILLANE, A.; POWER, M. J. (Org.) David Bowie: Critical Perspectives. Routledge, New York, 2015.
LARA FILHO, D. O museu no século XXI ou o museu do Século XXI. Periódico Fórum Permanente, v. 1, n. 1, 2012. http://www.forumpermanente.org/revista/edicao-0/textos (acesso em 7 de nov. de 2014).
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
PEIXOTO, M. I. H. Arte e grande público: a distância a ser extinta. Autores Associados, Curitiba, 2003.
XAVIER, D. W. Museus em Movimento: uma reflexão acerca de experiências museológicas itinerantes no marco da Nova Museologia. Dissertação (mestrado em museologia) ”“ Universidade Lusófona de Humanidades e Teclogias, Lisboa, 2012.
ZAVALA, L. Antimanual del museólogo - hacia una museología del espacio cotidiano. México: UAM, Conacultura, 2012.

Téléchargements

Publié-e

2020-11-03

Versions

Comment citer

Bento Beneti, M., & Eliane Rosa, M. . (2020). David Bowie is: um ícone pop na trajetória da exposição itinerante do Victoria and Albert museum . Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 372–385. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.28185