David Bowie is

um ícone pop na trajetória da exposição itinerante do Victoria and Albert museum

Autores

  • Mariana Bento Beneti
  • Marcia Rosa

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.28185

Palavras-chave:

David Bowie Is, Exposição Itinerante, Museus contemporâneos, Victoria and Albert Museum

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre os modelos de exposições itinerantes nos museus contemporâneos a partir do estudo da exposição David Bowie is, elaborada originalmente pelo Museu Victoria and Albert (Inglaterra). A mostra de mais de 300 objetos do artista, incluindo instrumentos, fotografias, manuscritos originais de letras de músicas e 47 figurinos, circulou por 11 países e recebeu próximo de 2 milhões de visitantes em todo o mundo. Este trabalho descreve os aspectos etnográficos e de contexto mercadológico especificamente em duas exposições estudadas: a de São Paulo, no início da intinerância, em 2014, recebida pelo MIS (Museu da Imagem e do Som) e de Barcelona, em 2018, após a morte de David Bowie (janeiro de 2016), quando a exposição esteve no museu Del Disseny.

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Publicado

2020-11-03 — Atualizado em 2020-11-21

Versões

Como Citar

Bento Beneti, M., & Rosa, M. (2020). David Bowie is: um ícone pop na trajetória da exposição itinerante do Victoria and Albert museum . Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 411–424. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.28185 (Original work published 3º de novembro de 2020)