Projet les Pieds:

Mouvements, rencontres et influences

Auteurs-es

  • Marina Cardoso Anchises
  • Ivette Kafure Munoz

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18395

Mots-clés :

Projet de pieds; La danse; Expression du corps; Carence; L'inclusion.

Résumé

O Projeto Pés foi criado por Rafael Augusto Tursi Matsutacke em 2011, como Projeto de Extensão e Ação Contínua da Universidade de Brasília. Composto por pessoas com e sem deficiência, buscou-se descobrir e analisar de que forma a dança/teatro, os movimentos, os encontros, os momentos com o grupo influenciam na vida dos “dançantes” e revelam as suas potencialidades. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com diferentes métodos e técnicas. Os resultados mostram que os dançantes desenvolvem um sentimento de pertencimento com relação ao grupo e que agem de forma ativa contribuindo para a excelência do projeto. Já o Tursi e as mães acham que o Projeto Pés está na hora de se profissionalizar tornando-se uma companhia de dança.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
______. Decreto nº 3298 de Dezembro de 1999. Política nacional para a integração da pessoa portadora de deficiência. Subchefia para Assuntos Jurídicos [da] Presidência da República. Brasília, DF, 20 dez. 1999.
______. Decreto nº 6949 de Agosto de 2009. Convenção Internacional sobre os direitos das pessoas com deficiência e seu protocolo facultativo. Subchefia para Assuntos Jurídicos [da] Presidência da República. Brasília, DF, 25 ago. 2009.
GASPAR, Mônica. Diversos dias: uma vivência teatral colaboracionista da poética da plenitude do ser. Brasília. Ed. do autor. 2015.
MARQUES, Isabel A. Dançando na escola. São Paulo. Cortez. 2003.
MCLUHAN, Mashall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Tradução Décio Pignatari. São Paulo: Editora Cultrix, 1964, pp.17-37
MILLER, Jussara. Qual é o corpo que dança?: dança e educação somática para adultos e crianças. São Paulo. Summus Editorial. 2012.
SILVA, Clara Braga de Oliveira e. O Tema Arte Inclusão na Produção Científica da Pós-Graduação em Artes no Brasil. 2012. 32 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas) ”“ Universidade de Brasília, Brasíliia, 2012
TERRA, Alessandra Matos. Corpos que Dançam na Diversidade e na Criação. 2013. xi, 130 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
TURSI, Rafael. Meu Corpo, Teu Corpo e Este Outro: Visitando os Processos Criativos do Projeto PÉS. 2014. 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Projeto pés Teatro-Dança para Pessoas com Deficiência. Disponível em: <https://www.projetopes.com/curriculo>.
acesso em 25 de fevereiro de 2017.

Téléchargements

Publié-e

2018-10-29

Comment citer

Anchises, M. C., & Munoz, I. K. (2018). Projet les Pieds:: Mouvements, rencontres et influences. Museologia & Interdisciplinaridade, 7(14), 196–206. https://doi.org/10.26512/museologia.v7i14.18395