Museu como templo e praça pública

perfil do Museu Oscar Niemeyer e seu público

Auteurs-es

  • Adriana Vaz Universidade Federal do Paraná

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17726

Mots-clés :

Estado, Política Cultural, Museu, Público, Arte Paranaense

Résumé

Este artigo analisa o Museu Oscar Niemeyer (MON) e seu público. Toma como orientação teórica as noções de hibridação (Canclini), de poder público e grande público (Habermas). A pesquisa aponta para três fatores que justificam a popularidade do MON: o papel do poder executivo, a divulgação na mídia e o modelo jurídico (OSCIP). E conduzem à conclusão de que o MON é um museu pós-moderno e espetacular, cujo valor de uso se inscreve na afinidade do público com a cidade. Portanto, o Estado ao promover uma política pública voltada ao grande público fez do MON um espaço popular.

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Biographie de l'auteur-e

Adriana Vaz, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Expressão Gráfica - DEGRAF - UFPR - ÁREA: ARTES, DESENHO, SOCIOLOGIA

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Publié-e

2016-12-23

Comment citer

Vaz, A. (2016). Museu como templo e praça pública: perfil do Museu Oscar Niemeyer e seu público. Museologia & Interdisciplinaridade, 5(10), 88–104. https://doi.org/10.26512/museologia.v5i10.17726

Numéro

Rubrique

Dossiê - Museus de Arte: exposição, informação e história (s)