Há sentido na Educação Não Formal na perspectiva da Formação Integral?

Auteurs-es

  • Fernanda Santana Rabello de Castro Educadora nos Museus Castro Maya - Chácara do Céu/Instituto Brasileiro de Museus, doutoranda no PPGE da Universidade Federal Fluminense e bolsista CNPQ

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.17166

Mots-clés :

Educação Não formal, Formação Integral, Educação Museal

Résumé

Apresentamos os conceitos de educação não formal e de formação integral a partir de autores selecionados, problematizando o primeiro. Defendemos a concepção de que uma formação integral engloba diferentes modalidades ou tipologias de educação, de forma integrada e com objetivos comuns, de modo que a ideia de educação não formal perde o sentido diante de uma perspectiva de formação integral. Apresentamos o exemplo específico da educação museal como parte da trama que tece a formação integral, apresentando algumas polêmicas conceituais deste campo específico. Concluímos apresentando a formação integral como ponto de partida para construção de processos educativos emancipatórios e transformadores.

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Biographie de l'auteur-e

Fernanda Santana Rabello de Castro, Educadora nos Museus Castro Maya - Chácara do Céu/Instituto Brasileiro de Museus, doutoranda no PPGE da Universidade Federal Fluminense e bolsista CNPQ

Licenciada e Bacharel em História pela UFRJ (2005), Especialista em Ensino de História e Cultura da África e do Negro no Brasil pela UCAM (2007) e Mestre em Educação pela UFRJ (2013). Doutoranda na Faculdade de Educação da UFF (2014-2018). Foi professora de história no Ensino Básico nas redes públicas dop Município de Teresópolis e do Estado do Rio de Janeiro (2006-2010). É educadora no Museu da Chácara do Céu - IBRAM/RJ, desde 2010, e integra a coordenação do Curso de Especialização em Educação Museal, do ISERJ-FAETEC. Realiza pesquisas na área de políticas públicas. Membro do Comitê Gestor da Rede de Educadores em Museus e Centros Culturais do Rio de Janeiro. Coordena o GT de Redes e Parcerias do Programa Nacional de Educação Museal do Ibram.

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Publié-e

2015-12-09

Comment citer

Castro, F. S. R. de. (2015). Há sentido na Educação Não Formal na perspectiva da Formação Integral?. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(8), 171–184. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i8.17166

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