A experiência museal

discutindo a relação dos museus com seus visitantes na contemporaneidade

Autores

  • Manuelina Maria Duarte Cândido Universidade Federal de Goiás
  • Gabriela Aidar Pinacoteca do Estado de São Paulo
  • Luciana Conrado Martins Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16787

Palavras-chave:

Museus, visitantes, experiência

Resumo

Este artigo pretende se debruçar sobre o tema da experiência museal e sobre as discussões em torno do papel dos visitantes nos museus contemporâneos. Entendemos essa experiência como a relação que o visitante estabelece com os museus e a capacidade dessas instituições se dirigirem a cada um, provocando no indivíduo experiências significativas, especiais e únicas. Consideramos que, na atualidade, os públicos não se limitam a serem meros espectadores passivos, e buscam ter sua identidade e/ou necessidades culturais contempladas pelas instituições museais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRUNO, Maria Cristina Oliveira, “Museus e pedagogia museológica: os caminhos

para a administração dos indicadores da memória”. In: MILDER, Saul Eduardo

Seiger (Org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2006. p. 119-140.

CAMERON, F. Duncan, “Contentiousness and shifting knowledge paradigms: The

roles of history and science museums in contemporary societies”. In: Museum

Management and Curatorship, 20, p. 213-233, 2005.

CAZELLI, Sibele et al. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: Guimarães, Vanessa; Silva, Gilson Antunes, Implantação de centros e

museus de ciência. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.

CHIOVATTO, Mila Milene, “Educação líquida: reflexões sobre o processo educativo

nos museus a partir das experiências do Núcleo de Ação Educativa da

Pinacoteca do Estado.” In: CHIOVATTO, Mila Milene (coord.). Anais do Encontro

Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte [CD-ROM]. São Paulo: Pinacoteca

do Estado de São Paulo, 2010.

CORSANE, Gerard, “Issues in heritage, museums and gallerires: a brief introduction.

In: CORSANE, Gerard, Heritage, museums and galleries. An introductory

reader. New York: Routledge, p. 1-14, 2005.

EBITZ, David, “Qualifications and the professional preparation and development

of art museum educators”. In: Studies in Art Education. A Journal of Issues and

Research, v. 46, n. 2, p. 150-169, 2005.

HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.) The educational role of the museum. Londres

e New York: Routledge, 1994.

LARROSA BONDÃA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”.

In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19, p. 20-28. Disponível

online em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde19/rbde19_04_

jorge_larrosa_bondia.pdf, acesso em 13/02/2013.

MEUNIER, Anik; SOULIER, Virginie, “Préfiguration du concept de muséologie citoyenne”.

In: CARDIN, Jean-François; ÉTHIER, Marc-André; MEUNIER, Anik, Histoire,

musées et éducation à la citoyenneté. Quebéc: MultiMondes, 2010. p. 309-330.

MEYER, Melinda M., “A postmodern puzzle: rewriting the place of the visitor in

art museum education”. In: Studies in Art Education. A Journal of Issues and Research,

, n. 4, 2005, p. 356-368.

MINTZ, Ann, “Science, society and science centres”. In: História, Ciências, Saúde-

-Manguinhos, Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, v.

(suplemento), p. 267-280, 2005.

MOUTINHO, Mário Canova. “Os museus como instituições prestadoras de

serviços”. In: Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias, n. 12. Lisboa: Universidade

Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2008.

PASTOR HOMS, Maria Immaculada. Pedagogia Museistica: nuevas perspectivas y

tendencias actuales. Barcelona: Ariel, 2004.

PEDRETTI, Erminia. G., “Perspectives on learning through research on critical

issues-based science center exhibitions”. In: Science Education, v. 88, issue S1, p.

-47, 2004.

VICTOR, Isabel. Os museus e a qualidade - Distinguir entre museus com "qualidades"

e a qualidade em museus. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e

Tecnologias, 2005. (Cadernos de Sociomuseologia, 23)

ROBERTS, Lisa C. From knowledge to narrative: educators and the changing museum.

Washington e Londres: Smithsonian Institution Press, 1997.

Downloads

Publicado

2015-11-03

Como Citar

Cândido, M. M. D., Aidar, G., & Martins, L. C. (2015). A experiência museal: discutindo a relação dos museus com seus visitantes na contemporaneidade. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 308–315. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16787

Edição

Seção

Artigos