A experiência museal
discutindo a relação dos museus com seus visitantes na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16787Palavras-chave:
Museus, visitantes, experiênciaResumo
Este artigo pretende se debruçar sobre o tema da experiência museal e sobre as discussões em torno do papel dos visitantes nos museus contemporâneos. Entendemos essa experiência como a relação que o visitante estabelece com os museus e a capacidade dessas instituições se dirigirem a cada um, provocando no indivíduo experiências significativas, especiais e únicas. Consideramos que, na atualidade, os públicos não se limitam a serem meros espectadores passivos, e buscam ter sua identidade e/ou necessidades culturais contempladas pelas instituições museais.
Downloads
Referências
BRUNO, Maria Cristina Oliveira, “Museus e pedagogia museológica: os caminhos
para a administração dos indicadores da memória”. In: MILDER, Saul Eduardo
Seiger (Org.) As várias faces do patrimônio. Santa Maria: Pallotti, 2006. p. 119-140.
CAMERON, F. Duncan, “Contentiousness and shifting knowledge paradigms: The
roles of history and science museums in contemporary societies”. In: Museum
Management and Curatorship, 20, p. 213-233, 2005.
CAZELLI, Sibele et al. Tendências pedagógicas das exposições de um museu de ciência. In: Guimarães, Vanessa; Silva, Gilson Antunes, Implantação de centros e
museus de ciência. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
CHIOVATTO, Mila Milene, “Educação líquida: reflexões sobre o processo educativo
nos museus a partir das experiências do Núcleo de Ação Educativa da
Pinacoteca do Estado.” In: CHIOVATTO, Mila Milene (coord.). Anais do Encontro
Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte [CD-ROM]. São Paulo: Pinacoteca
do Estado de São Paulo, 2010.
CORSANE, Gerard, “Issues in heritage, museums and gallerires: a brief introduction.
In: CORSANE, Gerard, Heritage, museums and galleries. An introductory
reader. New York: Routledge, p. 1-14, 2005.
EBITZ, David, “Qualifications and the professional preparation and development
of art museum educators”. In: Studies in Art Education. A Journal of Issues and
Research, v. 46, n. 2, p. 150-169, 2005.
HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.) The educational role of the museum. Londres
e New York: Routledge, 1994.
LARROSA BONDÃA, Jorge. “Notas sobre a experiência e o saber de experiência”.
In: Revista Brasileira de Educação Jan/Fev/Mar/Abr 2002 Nº 19, p. 20-28. Disponível
online em: http://www.anped.org.br/rbe/rbedigital/rbde19/rbde19_04_
jorge_larrosa_bondia.pdf, acesso em 13/02/2013.
MEUNIER, Anik; SOULIER, Virginie, “Préfiguration du concept de muséologie citoyenne”.
In: CARDIN, Jean-François; ÉTHIER, Marc-André; MEUNIER, Anik, Histoire,
musées et éducation à la citoyenneté. Quebéc: MultiMondes, 2010. p. 309-330.
MEYER, Melinda M., “A postmodern puzzle: rewriting the place of the visitor in
art museum education”. In: Studies in Art Education. A Journal of Issues and Research,
, n. 4, 2005, p. 356-368.
MINTZ, Ann, “Science, society and science centres”. In: História, Ciências, Saúde-
-Manguinhos, Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Casa de Oswaldo Cruz, v.
(suplemento), p. 267-280, 2005.
MOUTINHO, Mário Canova. “Os museus como instituições prestadoras de
serviços”. In: Revista Lusófona de Humanidades e Tecnologias, n. 12. Lisboa: Universidade
Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2008.
PASTOR HOMS, Maria Immaculada. Pedagogia Museistica: nuevas perspectivas y
tendencias actuales. Barcelona: Ariel, 2004.
PEDRETTI, Erminia. G., “Perspectives on learning through research on critical
issues-based science center exhibitions”. In: Science Education, v. 88, issue S1, p.
-47, 2004.
VICTOR, Isabel. Os museus e a qualidade - Distinguir entre museus com "qualidades"
e a qualidade em museus. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e
Tecnologias, 2005. (Cadernos de Sociomuseologia, 23)
ROBERTS, Lisa C. From knowledge to narrative: educators and the changing museum.
Washington e Londres: Smithsonian Institution Press, 1997.