The Ubiquitous Museum

Auteurs-es

  • Massimo Canevacci Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16777

Mots-clés :

Museu Onipresente, Transmuseu, Constelação de Museus Imaginários, Etnografia multilocalizada, Sub - jetividades onipresentes

Résumé

Este artigo enfoca a fluidez dos espaços, materiais/intangíveis, da experimentação cultural com o objetivo de indagar sobre histórias, pesquisar presentes, imaginar futuros. Uma constelação em movimento de museus imaginários elabora uma “etnografia multilocalizada” para multiplicar e conectar uma constelação de objetos/sujeitos potenciais, enfocando e realizando espaços onipresentes e temporalidades oportunas. Do ponto de vista metodológico, o artigo adota a noção de George Marcus da etnografia multilocalizada que ele define como “uma possível experimentação com etnografias em vários locais que exploraria dois ou mais deles e mostraria suas interconexões ao longo do tempo e simultaneamente” (1995). Ela conectará a antropologia, a arte e a arquitetura, incluindo o trabalho do arquiteto anglo-iraniano Zaha Hadid, da artista brasileira Néle Azevedo e do professor da língua dos índios bororós Kleber Meritororeu. O Museu Onipresente tentará teoricamente executar tal projeto multilocalizado, valendo-se da experiência no exílio de Edward Said que configura “formas não essenciais da política cultural” (2006). Além disso, ao discutir o conceito de Transmuseu ou Constelação de Museus Imaginários, o artigo apresentará noções tais como metodologia espantada, composições antropológicas, subjetividades onipresentes.

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Biographie de l'auteur-e

Massimo Canevacci, Universidade de São Paulo

Professor of Cultural Anthropology at the University of Rome “La Sapienza”. Visiting Professor in the
University of São Paulo “IEA-USP”.

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Publié-e

2015-11-03

Comment citer

Canevacci, M. (2015). The Ubiquitous Museum. Museologia & Interdisciplinaridade, 4(7), 130–150. https://doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16777

Numéro

Rubrique

Dossiê: Comunicação, Recepção e Público