Desafiaos e perspectivas para educação museal

Auteurs-es

  • Jezulino Lúcio Mendes Braga Escola de Ciência da Informação-UFMG

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12.16332

Résumé

Este texto apresenta desafios para a educação museal, propondo alguns caminhos para que os museus possam ampliar o atendimento às escolas. Afirma a importância da educação como uma das funções sociais do museu, tomando como referência as discussões da década de 50 e da Mesa de Santiago do Chile de 1972, evento que lançou as bases do que chamamos Nova Museologia. Apresenta também, os documentos preliminares e cartas de compromisso do PNEM (Programa Nacional de Educação Museal), diretrizes recentes para a construção de uma política pública de educação e Museus no Brasil. Discute como a exposição pode ser um elemento para inquirições, problematizações a partir de programas e projetos dos setores educativos. Partimos da premissa de que os museus são espaços para formação sensível e neles, professores, estudantes e educadores de museu partilham concepções de mundo e ressignificam suas posições éticas, estéticas e políticas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2017-09-22

Comment citer

Mendes Braga, J. L. (2017). Desafiaos e perspectivas para educação museal. Museologia & Interdisciplinaridade, 6(12). https://doi.org/10.26512/museologia.v6i12.16332

Numéro

Rubrique

Artigos