Performance e sacralidade nas exposições do MUQUIFU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.32795

Palavras-chave:

MUSEUS OBJETOS MUSEALIZAÇÃO

Resumo

Neste texto refletiremos sobre os enquadramentos, tradicionalmente impostos aos objetos dispostos nos museus, assim como analisaremos também a maneira como a interação objeto/museu acontece nos espaços comunitários, destacando-se aquilo que os distingue de outras formas de abordagens. Esta relação será analisada a partir de uma situação ocorrida no Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos/BH (MUQUIFU), durante a preparação de uma festa do Congado no Aglomerado Santa Lúcia, no ano de 2018. Interessa-nos descrever e analisar como se deu a negociação por parte de um dos membros da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia, localizada na Vila Estrela, bem como a gestão do Muquifu, especificamente a respeito de um instrumento musical denominado Caixa de Congo e Moçambiques.

 

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Biografia do Autor

Mauro Luiz da Silva, MUQUIFU

Mestre em Ciências Sociais pela PUC-MG

Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-MG

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

Mendes Braga, J. L., & da Silva, M. L. . (2020). Performance e sacralidade nas exposições do MUQUIFU. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 209–223. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.32795

Edição

Seção

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas

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