Graduação em Museologia: significados, opções e perspectivas

Auteurs-es

  • Lillian Alvares Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.26512/museologia.v1i1.12644

Mots-clés :

Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade. Universidade de Brasília.

Résumé

Apresenta o Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília. Destaca que a primeira tentativa de implantar a graduação data de 1964, seguida por outras duas iniciativas de capacitação na área, em 1988 e em 1991. Somente com o Programa de Reestruturação das Universidades (Reuni), enfim foi concebida a graduação, a partir do consórcio interdisciplinar entre a Faculdade de Ciência da Informação e os Departamentos de Antropologia, de Artes Visuais e de Historia. Dentre as perspectivas que se avizinham ao aprendizado em Museologia o artigo trata das questões centrais dos novos modelos de aprendizagem, a responsabilidade cultural, a identidade nacional, as tecnologias da informação e a conve rgência entre arquivos, bibliotecas e museus.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Lillian Alvares, Universidade de Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e em Sciences de l'Information et de la Communication pela Université du Sud Toulon-Var em regime de cotutela. Membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Ciência da Informação. Lider do Grupo de Pesquisa em Preservação de Bens Culturais, Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Inteligência Organizacional e Competitiva e membro do Grupo de Pesquisa LAB 4U para inovação.

Téléchargements

Publié-e

2012-04-29

Comment citer

Alvares, L. (2012). Graduação em Museologia: significados, opções e perspectivas. Museologia & Interdisciplinaridade, 1(1), 236–250. https://doi.org/10.26512/museologia.v1i1.12644

Numéro

Rubrique

Artigos