Exposições Curriculares do curso de Museologia da UFMG: Experiências e Desafios

Autores/as

  • Verona Campos Segantini UFMG https://orcid.org/0000-0003-4059-2744
  • Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez UFMG
  • Dalva Rejani dos Reis Pereira
  • Lucas Ferreira de Vasconcellos UFMG
  • Elizabeth Castro Moreno
  • Isabela Leão Magalhães FAVENI
  • Cristiane Calheiros Lei UFMG
  • Isabelle Iennaco UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47949

Palabras clave:

Exposições curriculares, patrimônio, Coleção museológica

Resumen

Este artigo provoca reflexões a respeito das exposições desenvolvidas  na esfera do Curso de Museologia na UFMG, a partir da partilha das experiências de concepção e montagem de exposições desde a implantação do Curso, em 2010, no âmbito do ReUni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O Curso de Museologia da UFMG tem como particularidade ser uma formação inter-unidades, que se configura na parceria entre a Escola de Ciência da Informação e a Escola de Belas Artes com a oferta de atividades curriculares que envolvem docentes de várias áreas do conhecimento. A reflexão proposta tem como objeto discutir as estratégias curatoriais a partir das temáticas, acervos e formas de extroversão e comunicação museológica já vivenciadas nas exposições curriculares realizadas desde o ano de 2013.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Verona Campos Segantini, UFMG

Verona Campos Segantini é graduada em História pela UFMG e Design de Ambientes pela UEMG. Doutora e Mestre em Educação pela UFMG. Professora Adjunta da Escola de Belas Artes. Atua no Curso de Graduação em Museologia e no Mestrado profissional em Educação (Promestre/FaE).  Realizou vários projetos de exposições nos museus universitários e coordenou o Núcleo de Expografia do Espaço do Conhecimento UFMG. Faz parte do Grupo de Pesquisa CEIbero - Cultura e Educação nos Impérios Ibéricos. Participou do Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities (Coimbra Group) na Universidade de Pádua. Coordenou a Rede de Professores e Pesquisadores em Museologia. Foi Coordenadora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes e atualmente é Presidente da Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade.

Giovanna Giovanelli Tacconi Gimenez, UFMG

Giovanna G. T. Gimenez é graduada em Museologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e Técnica em Administração pelo SEBRAE. Foi bolsista de Iniciação Científica na Rede de Museus da UFMG e estagiária no Centro de Memória da Justiça Federal de Minas Gerais. Atualmente é Bolsista de Apoio Técnico pela FAPEMIG na UFMG.

Dalva Rejani dos Reis Pereira

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015) e graduação em Comunicação Social pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983). Tem experiência na área de Museologia, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio imaterial, memória, cultura e identidade, relação museus/território e elaboração de projetos de gestão de museus.

Lucas Ferreira de Vasconcellos, UFMG

Possui graduação em Museologia (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais, participou do Programa de Intercâmbio Minas Mundi (UFMG) na Escola de Artes da Universidade de Évora (2016-2017) em Portugal. É mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes (2020-atual) na linha de pesquisa em Artes Plásticas, Visuais e Interartes, da Escola de Belas Artes da UFMG. Tem experiência nas áreas de Artes, Museologia e Patrimônio Cultural com pesquisa sobre a relação entre o tempo histórico, arte contemporânea e narrativas de memória em espaços museais.

Elizabeth Castro Moreno

Elizabeth C. Moreno é museóloga formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), Doutora e Mestre em Ciências (2002/1984), Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas (1980), também pela UFMG. Possui experiência em desenvolvimento de pesquisas e elaboração de projetos, com artigos publicados nas áreas de conhecimento da Museologia.  Atuou como membro de bancas de doutorado, mestrado e trabalhos de conclusão de curso na área da saúde coletiva, e como parecerista de revistas científicas. Foi estagiária e monitora na Escola de Ciência da Informação e na Escola de Belas Artes da UFMG, tendo prestado serviço voluntário na Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte.

Isabela Leão Magalhães, FAVENI

Formada em Museologia pela UFMG, foi bolsista de iniciação científica e de extensão no Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG e estagiária no Museu da Arquitetura da UFMG. Atualmente é Museóloga no Centro de Memória da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e pós-graduanda em Arquivologia pela FAVENI.

Cristiane Calheiros Lei, UFMG

Graduada em Medicina Veterinária pela UFMS, e graduanda em museologia pela UFMG, com pesquisa e atuação em museologia social e processos de musealização.

Isabelle Iennaco, UFMG

É estudante de museologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na modalidade de iniciação científica, estudando acerca dos naturalistas que viajavam para o Brasil no período do século XVIII.

Citas

BRUNO, Cristina; ARAUJO, Marcelo. Exposição museológica: uma linguagem para o futuro. Comunicação no Colóquio do ICOFOM/ 89. XV Conferência Geral de Museus do ICOM, 1989.

DESVALLÉE, A., MAIRESSE, F. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Armand Colin; Comitê Internacional para Museologia do ICOM; Comité Nacional Português do ICOM. 2013.

DUARTE, Alice. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 6 no 1 – 2013

FERREIRA, Maria De Simone. Acervos Museológicos em Ambiente Digital. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Set. de 2021. p.9 a 12

HENRIQUES, R.; LARA, L. F. Os Museus Virtuais e a Pandemia do Covid19: a experiência do Museu da Pessoa. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.209 a 220

LIMA, Zamana Brisa Souza. Cultura Digital: Novas Perspectivas, Novos Patrimônios. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.117 a 127

MARQUES, R. C.; SEGANTINI, Verona C. Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais. In: Nascimento, Adalson; Moreno, Andrea. (Org.). Universidade, memória e patrimônio. 1ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. 1, p. 31-44.

MOREIRA, Samantha Cidaley de Oliveira; ABREU, S. M. ; SILVA, Thaíse F. B ; MEDEIROS, Vivianne N.A. ; LEITE, Romaine S . Caminho possível para o desenvolvimento de projeto de design de ambientes: uma possibilidade. In: P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo.

MOREIRA, Inês. OMA/Progress: the exhibition as a question mark, not as a statement. In: Baía, Pedro (ed). Koolhaas Tangram. Porto: Circo de Ideias, 2014.

MORAES, Julia Nolasco Leitão. Exposição Curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a Comunicação Museológica frente aos desafios e potencialidades da Cultura Digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.295 a 316.

UZEDA, Helena. As Exposições Curriculares como parte do ensino de Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO. Revista Museologia & Interdisciplinaridade. Vol.9 nº Especial, 2020.

RAMOS, Francisco Régis Lopes; A danação do objeto : o museu no ensino de História, Chapecó, Argos, 2004, 178 p.

RICO, Juan Carlos. Documentos 16: Proyecto de Insvestigación Museográfica (1986-2015). Madri: JCR21OFFICE Editions, 2015.

SEGANTINI, Verona Campos; “Maneira decente e digna de expor aos olhos do público”: modos de exibição da história natural (séc. XVIII e XIX). 2015. 280 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.

SEGANTINI, V. C.. Desafios para a extroversão do patrimônio cultural universitário: fazer expositivo como projetos de investigação. In: Meily Assbú Linhales; Diogo Rodrigues Puchta; Maria Cristina Rosa. (Org.). Diálogos transnacionais na história da educação física. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, v. 1, p. 259-272.

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Campos Segantini, V., Giovanelli Tacconi Gimenez, G., dos Reis Pereira, D. R., Vasconcellos, L. F. de, Castro Moreno, E., Leão Magalhães, I., … Iennaco, I. (2023). Exposições Curriculares do curso de Museologia da UFMG: Experiências e Desafios. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 77–94. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47949

Número

Sección

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil