Exposições curriculares em ambientes virtuais: concepção, comunicação e formação museológica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Palabras clave:

Internet, Museologia, Design, Direito do autor, Curadoria

Resumen

O presente artigo apresenta uma evolução do processo de concepção de exposições curriculares e sua importância para a formação do profissional museólogo nos cursos de Bacharelado em Museologia no Brasil, bem como analisa as implicações e processos para a sua realização no âmbito da internet. Por metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo por ferramenta a pesquisa bibliográfica em plataformas como Plataforma Periódico Capes e Google Scholar. Desta forma percebe-se a importância do estudo do design para a construção de exposições no âmbito virtual e processo de formação de futuros museólogos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual), Coordenadora do Laboratório de Expografia - LabExpo (2013 - atual), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (2017 - atual).

Sura Souza Carmo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Docente da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Museologia, Adjunto I (DMS-UFS). Foi Coordenadora do Laboratório de Conservação Preventiva (2013-2019) e Coordenadora de Estágio do Departamento de Museologia (2016-2019). Foi membro do Conselho Fiscal da ANPUH-SE (2016-2018). Pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (CNPq/UFS).

Rose Elke Debiasi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora pela UFSC. Dedica-se a temas relacionados à memória, à pesquisa histórica nos museus e ao patrimônio cultural, em especial dos povos do campo. Atua, ainda, nas linhas de pesquisa "Museologia e Processos Museais Aplicados" e "Museu, Cultura e Sociedade", vinculadas ao Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. É organizadora das coletâneas "Terra e Memórias: vivências, conflitos e conquistas no(s) rural(is) do Brasil" (2018) e "Movimentos Sociais e Resistência no Sul do Brasil" (2020).

Citas

ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. RAMOS, Alexandre Dias (org). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-58.

AQUINO, Vanessa Barrozo Teixeira; MACHADO, Elias Palminor. Experiências curatoriais compartilhadas: as exposições curriculares do curso de Museologia no museu da UFRGS. In: NASCIMENTO, Ana Luisa de Mello [et.al]. Patrimônio museológico brasileiro: experiências e olhares diversos. Curitiba: Ed. URPR, 2022.

BARROSO, Gustavo. Introdução à técnica de museus. vol. 1. 2ª ed. Rio de Janeiro/Ministério da Educação e Saúde, 1951.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 15 out. 2022.

CARREÑO, Francisco Javier Zubiaur. Curso de Museología. Gijón: TREA Ediciones, 2004.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DESVALLÉES, André. MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

ENNES, Elisa. Espaço construído: o Museu e suas exposições. 2008. 195f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – PPG-PMUS UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2008.

FERNÁNDEZ, Luis Alonso; FERNÁNDEZ, Isabel García. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid: Alianza Editorial, 2017.

HALLAL, D. R.; GUIMARÃES, V. L.; DE ALENCAR FEITOZA, I. A. . Exposição Virtual: processo de concepção, planejamento e execução da exposição “Percursos da História do Turismo no Brasil”. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e27022, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/27022. Acesso em: 31 out. 2022.

IBRAM. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. / pesquisa e elaboração do texto Katia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão – Brasília, DF: IBRAM, 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf Acesso em: 10 set. 2022.

JORENTE, M. .; LANDIM , L.; APOCALYPSE, S. Convergências entre a Curadoria Digital e o Design da Informação no contexto pós custodial da Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-19, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78692. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78692 Acesso em: 22 ago. 2022.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de Priscila Farias. Osasco: Gustavo Gili, 2020.

MADRID, Melody M. A study of digital curator competences: A survey of experts. International Information & Library Review, 2013, 45:3-4, 149-156, DOI: 10.1080/10572317.2013.10766382 Acesso em: 15 ago. 2022.

MORAES, Julia Nolasco Leitão de. Desafios e possibilidades do campo digital para os museus e a formação em Museologia: o uso do instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. In: Anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2021a.

______. Museus, formação em Museologia e campo digital: os usos do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.14, p.1-21, 2021b.

______. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino de Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, Especial, p.295-316, 2020.

RUSILLO, Santos M. Mateos. Manual de comunicación para museos y atractivos patrimoniales. Gijón: TREA Ediciones, 2012.

SÁ, Ivan Coelho de. História e Memória do curso de Museologia: do MHN à UNIRIO. Anais do Museus Histórico Nacional, v. 39, p.10-48. 2007.

SCHEINER, T. C. M.; FLOREZ, L. M. S. O exercício de expor nos museus, uma constante prática da experimentação. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/183082. Acesso em: 31 out. 2022.

SIEBRA, S. de A. Curadoria Digital: uma área em expansão. Archeion Online, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p.1–6, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2019v6n2.47089. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/47089 Acesso em: 22 set. 2022.

SOUZA, Aline Escandil de. Educação & Exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). Monografia (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

TRIQUES, M. L.; ARAKAKI, A. C. S.; CASTRO, F. F. de. Aspectos da representação da informação na curadoria digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01-21, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e69898. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e69898 Acesso em: 20 set. 2022.

UFS. Resolução 48/2011/CONEPE. 2011. Disponível em: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/2384/Resolu__o_CONEPE_2011-048_-

_PPC_Museologia.pdf Acesso em: 14 nov. 2021.

UFS. Resolução 17/2020/CONEPE. 2020. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=320193&noticia

=438557430 Acesso em: 14 nov. 2021.

USILLOS, Andrés Gutiérrez. Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: TREA Ediciones, 2010.

UZEDA, Helena. As exposições curriculares como parte do ensino da Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO.Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 9, Especial, p. 161-179).

Publicado

2023-06-22

Cómo citar

Jesus, P. M. de, Carmo, S. S., & Debiasi, R. E. (2023). Exposições curriculares em ambientes virtuais: concepção, comunicação e formação museológica. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 256–269. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Número

Sección

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil