The treatment of information in virtual environments for communication in curricular exhibitions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Keywords:

Internet, Museology, Design, Copyright, Curation

Abstract

This article presents an evolution of the process of designing curricular exhibitions and its importance for the formation of the museologist professional in the Bachelor's Degree in Museology in Brazil, as well as analyzing the implications and processes for its realization in the context of the internet. For methodology, we opted for qualitative research, having as a tool the bibliographic research on platforms such as Plataforma Periódico Capes and Google Scholar. In this way, one can see the importance of the study of design for the construction of exhibitions in the virtual environment and the process of training future museologists.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual), Coordenadora do Laboratório de Expografia - LabExpo (2013 - atual), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (2017 - atual).

Sura Souza Carmo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Docente da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Museologia, Adjunto I (DMS-UFS). Foi Coordenadora do Laboratório de Conservação Preventiva (2013-2019) e Coordenadora de Estágio do Departamento de Museologia (2016-2019). Foi membro do Conselho Fiscal da ANPUH-SE (2016-2018). Pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (CNPq/UFS).

Rose Elke Debiasi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora pela UFSC. Dedica-se a temas relacionados à memória, à pesquisa histórica nos museus e ao patrimônio cultural, em especial dos povos do campo. Atua, ainda, nas linhas de pesquisa "Museologia e Processos Museais Aplicados" e "Museu, Cultura e Sociedade", vinculadas ao Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. É organizadora das coletâneas "Terra e Memórias: vivências, conflitos e conquistas no(s) rural(is) do Brasil" (2018) e "Movimentos Sociais e Resistência no Sul do Brasil" (2020).

References

ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. RAMOS, Alexandre Dias (org). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-58.

AQUINO, Vanessa Barrozo Teixeira; MACHADO, Elias Palminor. Experiências curatoriais compartilhadas: as exposições curriculares do curso de Museologia no museu da UFRGS. In: NASCIMENTO, Ana Luisa de Mello [et.al]. Patrimônio museológico brasileiro: experiências e olhares diversos. Curitiba: Ed. URPR, 2022.

BARROSO, Gustavo. Introdução à técnica de museus. vol. 1. 2ª ed. Rio de Janeiro/Ministério da Educação e Saúde, 1951.

BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 15 out. 2022.

CARREÑO, Francisco Javier Zubiaur. Curso de Museología. Gijón: TREA Ediciones, 2004.

CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DESVALLÉES, André. MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

ENNES, Elisa. Espaço construído: o Museu e suas exposições. 2008. 195f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – PPG-PMUS UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2008.

FERNÁNDEZ, Luis Alonso; FERNÁNDEZ, Isabel García. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid: Alianza Editorial, 2017.

HALLAL, D. R.; GUIMARÃES, V. L.; DE ALENCAR FEITOZA, I. A. . Exposição Virtual: processo de concepção, planejamento e execução da exposição “Percursos da História do Turismo no Brasil”. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e27022, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/27022. Acesso em: 31 out. 2022.

IBRAM. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. / pesquisa e elaboração do texto Katia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão – Brasília, DF: IBRAM, 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf Acesso em: 10 set. 2022.

JORENTE, M. .; LANDIM , L.; APOCALYPSE, S. Convergências entre a Curadoria Digital e o Design da Informação no contexto pós custodial da Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-19, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78692. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78692 Acesso em: 22 ago. 2022.

LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de Priscila Farias. Osasco: Gustavo Gili, 2020.

MADRID, Melody M. A study of digital curator competences: A survey of experts. International Information & Library Review, 2013, 45:3-4, 149-156, DOI: 10.1080/10572317.2013.10766382 Acesso em: 15 ago. 2022.

MORAES, Julia Nolasco Leitão de. Desafios e possibilidades do campo digital para os museus e a formação em Museologia: o uso do instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. In: Anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2021a.

______. Museus, formação em Museologia e campo digital: os usos do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.14, p.1-21, 2021b.

______. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino de Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, Especial, p.295-316, 2020.

RUSILLO, Santos M. Mateos. Manual de comunicación para museos y atractivos patrimoniales. Gijón: TREA Ediciones, 2012.

SÁ, Ivan Coelho de. História e Memória do curso de Museologia: do MHN à UNIRIO. Anais do Museus Histórico Nacional, v. 39, p.10-48. 2007.

SCHEINER, T. C. M.; FLOREZ, L. M. S. O exercício de expor nos museus, uma constante prática da experimentação. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/183082. Acesso em: 31 out. 2022.

SIEBRA, S. de A. Curadoria Digital: uma área em expansão. Archeion Online, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p.1–6, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2019v6n2.47089. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/47089 Acesso em: 22 set. 2022.

SOUZA, Aline Escandil de. Educação & Exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). Monografia (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.

TRIQUES, M. L.; ARAKAKI, A. C. S.; CASTRO, F. F. de. Aspectos da representação da informação na curadoria digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01-21, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e69898. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e69898 Acesso em: 20 set. 2022.

UFS. Resolução 48/2011/CONEPE. 2011. Disponível em: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/2384/Resolu__o_CONEPE_2011-048_-

_PPC_Museologia.pdf Acesso em: 14 nov. 2021.

UFS. Resolução 17/2020/CONEPE. 2020. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=320193&noticia

=438557430 Acesso em: 14 nov. 2021.

USILLOS, Andrés Gutiérrez. Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: TREA Ediciones, 2010.

UZEDA, Helena. As exposições curriculares como parte do ensino da Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO.Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 9, Especial, p. 161-179).

Published

2023-06-22

How to Cite

Jesus, P. M. de, Carmo, S. S., & Debiasi, R. E. (2023). The treatment of information in virtual environments for communication in curricular exhibitions. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 256–269. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Issue

Section

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil