O O ensino da Documentação no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v11iEspecial.43685Palabras clave:
Museologia, Documentação em Museologia, Ensino de graduação, Universidade Federal de Goiás, Projeto Pedagógico de CursoResumen
Este artigo propõe refletir sobre o ensino da documentação no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediado na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), que abriga também os cursos de Ciências Sociais, Políticas Públicas e Relações Internacionais. Neste relato pretende-se traçar uma breve trajetória do ensino da documentação no contexto do Bacharelado em Museologia: a criação, a preservação no Político Pedagógico do Curso (PPC) e as disciplinas dedicadas à documentação nesse contexto. Algumas observações resultantes dos mais de dez anos de existência do Curso, apresentam-se como desafios e oportunidades para pensar o ensino da documentação às futuras museólogas e futuros museólogos formados pela UFG. Ao final propõe-se uma reformulação nas disciplinas que tratam da documentação no Bacharelado em Museologia da UFG.
Descargas
Citas
CALVINO, I. A memória do mundo. In: ______. Um general na biblioteca. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 127-133. CARVALHO, L. M.; SCHEINER, T. Reflexões sobre museologia: documentação em museus ou museológica?. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/189036. Acesso em: 11 mar. 2022.
CERÁVOLO, Suely Morais; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Tratamento e organização de informações documentárias em museus. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, 10: 241-253, 2000.
COMECHE, Juan Antonio Martinez. El proceso informativo-documental. In: LOPEZ YEPEZ, José. Manual de información y documentación. Madri: Pirámide, p. 29-47, 1996.
FERREZ, HELENA DODD. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Estudos museológicos. Rio de Janeiro: IPHAN, , p. 64-74, 1994.
MONTEIRO, Juliana. Documentação em museus e objeto documento: sobre noções e práticas. São Paulo: J. Monteiro, 2014. 177 p.: il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. Orientadora: Marilda Lopes Ginez de Lara.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Museologia. Goiânia: 2014. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CEPEC_2014_1310.pdf. Acesso 4 mar. 2022.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Proposta de alteração da matriz curricular do curso de Museologia (turno integral) e de implantação do curso de Museologia no turno da noite. Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: http://www.unirio.br/prograd/ppc-dos-cursos-de-graduacao/PROJETOMuseologia2014Cpia.pdf. Acesso 4 mar. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Museologia. Salvador: 2010. Disponível em: <http://www.museologia.ffch.ufba.br/sites/museologia.ffch.ufba.br/files/projeto_pedagogico_curso_de_museologia.pdf>. Acesso 4 mar. 2022.
SMIT, Johanna W. O que é documentação. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, . 83 p. 1987. (Coleção Primeiros Passos, n. 174).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Museologia & Interdisciplinaridade
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.