Arte ao alcance das mãos

os livros de artista na biblioteca

Autores/as

  • Amir Brito Cadôr UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.39540

Palabras clave:

livro de artista; coleção; acervos de arte contemporânea; bibliografia material; curadoria

Resumen

A formação e desenvolvimento da Coleção Livro de Artista da UFMG, um acervo que atende atividades de ensino, pesquisa e extensão, é marcada pela forma como o acervo se constituiu (doações recebidas individualmente) e pelo lugar que ele ocupa (dentro de uma biblioteca universitária). A pesquisa, como o artigo busca demonstrar, é uma característica determinante dessa coleção desde sua origem, seja na definição do perfil conceitual do acervo, seja na realização de mostras temáticas, seja, ainda, para a publicação de artigos que contribuem para divulgar as obras do acervo. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alberro, Alexander. Conceptual Art and the Politics of Publicity. Cambridge: The MIT Press, 2003.

BODMAN, Sarah. Artists’ Books Creative Production and Marketing. 3. ed. Bristol: Impact Press UWE Bristol, 2010.

Celant, Germano. Book as Artwork 1960-1972. 2. ed. New York: 6 Decades, 2011.

Chappell, Duncan. Typologising the Artist’s Book. Art Libraries Journal. Preston (UK), v. 28, n. 4, p. 12-20, 2003.

CUTTS, Simon. The Artist Publisher: A Survey by Coracle Press. London: Crafts Council Gallery: Coracle Press, 1986.

Dalberto, Janet. Acquisition of Artist’s Books. ART Documentation: Bulletin of the Art Libraries Society of North America. Chicago, v. 1, n. 6, p. 169-171, 1982.

DESJARDIN, Arnaud. The Book on Books on Artists Books. 2. ed. ampliada. London: Everyday Press, 2013.

DRUCKER, Johanna. The Century of Artists’ Books. 2. ed. New York: Granary Books, 2004.

Dupeyrat, Jérome. Entretiens : perspectives contemporaines sur les publications d’artistes. Rennes: Incertain Sens, 2017.

Fabris, Annateresa; Costa, Cacilda Teixeira da. Tendências do livro de artista no Brasil. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1985.

FREIRE, Cristina. Poéticas do processo: arte conceitual no museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

FREIRE, Mela Dávila. ¿Es una obra, o es un documento? El Centro de Estudios y Documentación del MACBA. In: PICAZO, Glòria (ed.). IMPASSE 10: Llibres d’artista, edicions especials, revistes objectuals, projectes editorials, edicions independents, publicacions especials, edicions limitades, autoedicions, edicions d’artistes, publicacions digitals. Lleida: Ajuntament de Lleida, Centre d’Art La Panera, 2011, p. 300-308.

Gilbert, Annette (ed.). Reprint: appropriation (&) literature. Weisbaden: Lux Books, 2014.

Gilbert, Annette (org.). Publishing as Artistic Practice. Berlin: Sternberg Press, 2016.

MOEGLIN-DELCROIX, Anne. Guardare, raccontare, pensare, conservare: quattro percorsi del libro d’artista dagli anni ’60 ad oggi. [Mantova] (Itália): Casa del Mantegna: Corraini, 2004.

NOURY, Aurélie. Re Print. Paris: hon books, 2019. Catálogo de exposição.

Phillpot, Clive. Books by Artists and Books as Art. In: LAUF, Cornelia; PHILLPOT, Clive. Artist/Author: Contemporary Artists’ Books. New York: D.A.P., 1998.

Phillpot, Clive. Bookworks. Mongrels. Etcetera. In: Phillpot, Clive; Nordgren, Sune. Outside of a Dog: Paperbacks and Other Books by Artists. Baltic: Newcastle, 2003.

PHILLPOT, Clive. Booktrek: Selected Essays on Artists’ Books (1972-2010). Zürich: JRP: Ringer, 2013.

Pichler, Michalis. Publishing Manifestos: An International Anthology from Artists and Writers. Cambridge (MA): The MIT Press; Berlin: Miss Read, 2019.

Plaza, Julio. O livro como forma de arte (I). Arte em São Paulo, São Paulo, n. 6, s.p., 1982.

SAINT-LOUBERT BIÉ, Jérôme. Books on Books. Paris: Christophe Daviet-Thery, 2011.

SENIOR, David (ed.). Please Come to the Show. London: Occasional Papers, 2014.

Silveira, Paulo. A reedição como operação artística: apontamentos. XXX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte. Rio de Janeiro, 2010.

Thurmann-Jajes, Anne. Manual for Artists’ Publications (MAP): Cataloging Rules, Definitions, and Descriptions. Bremen, Germany: Research Centre for Artists’ Publications at The Weserburg | Museum of Modern Art, 2010.

WHITE, Tony. Collecting artists’ books? Contribution to the Panel: BLUEPRINT at Miss Read – The Berlin Art Book Fair, Akademie der Künste, Berlin, June 12, 2016. http://www.setup4.org/ausgabe-3/themen-und-beitraege/tony-whiteblueprint-collecting-artists-books

Williams, Emmett. An Anthology of Concrete Poetry. New York: Primary Information, 2013.

Sites

http://www.artistsbooksonline.org

http://www.editions-zedele.net

https://gulbenkian.pt/noticias/uma-outra-colecao/

https://primaryinformation.org

https://www.andrew.cmu.edu/user/md2z/ArtistsBooksDirectory/ArtistsBookIndex.html

https://www.arts.ac.uk/students/library-services/special-collections-and-archives/chelsea-collections-and-archives

https://www.printedmatter.org/

https://www.sites.univ-rennes2.fr/arts-pratiques-poetiques/incertain-sens/journal.htm

https://www.sites.univ-rennes2.fr/cabinet-livre-artiste/

https://www.tate.org.uk/about-us/projects/transforming-artist-books/five-artist-book-summaries

Publicado

2022-11-20

Cómo citar

Brito Cadôr, A. (2022). Arte ao alcance das mãos: os livros de artista na biblioteca. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(22), 312–334. https://doi.org/10.26512/museologia.v11i22.39540