Do patrimonium ao patrimônio digital 3.0

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37686

Palabras clave:

Patrimonio, Patrimonio Digital, Web 3.0, Heterosemántica, Heterotopia

Resumen

Este trabajo presenta la transformación conceptual del término patrimonio, desde su origen latino patrimonium hasta el Patrimonio Digital 3.0. El análisis de la dinámica entre sujeto-tecnología-patrimonio en las fases de internet nos permitió reflexionar sobre las etapas del Patrimonio Digital. Las propuestas sobre Patrimonio Digital se guiaron por la Carta sobre la Preservación del Patrimonio Digital de la UNESCO y las propuestas de Addison para el Patrimonio Digital 1.0 y 2.0. Reflexionamos sobre la constitución del Patrimonio Digital 3.0, desde la relación con la Web 3.0, marcado por el algoritmo y la búsqueda semántica. Realizamos una revisión de la literatura de investigaciones publicadas entre 2014 y 2019 en las plataformas Google Scholar, Science Direct y Periódicos Capes. Así, identificamos la naturaleza heterosemántica de los objetos patrimonial digital 3.0, tejiendo las características del Patrimonio Digital 3.0, afectado por el entorno heterotópico. Con este camino, esperamos resaltar la urgencia de una legislación y criterios específicos para preservar el Patrimonio Digital.

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Biografía del autor/a

Ana Lidia Marreiros Tavares Vieira, Universidade Federal do Pará

Assessora de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri) da Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais na Faculdade Estácio de Sá. Consultora de e-Commerce e Negócios Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Pará (UFPA) com período bolsista na Universidad de Salamanca (2015-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, Social Mídia e Planejamento Estratégico Digital. Atua nas áreas do Marketing, Marketing Digital e Transmídia.

Carmen Lúcia Souza da Silva, Universidade Federal do Pará

Professora associada do curso de graduação em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (UFPA). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Lyon 2 (França) e especialista em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital pela Universidade Feevale (RS). Atua nas áreas de Comunicação, Museologia, Cultura e Artes, com ênfase em comunicação museológica, cultura digital, imagem e fotografia. Em diálogos interdisciplinares, desenvolve estudos de recepção e sobre transmídia, tecnologias digitais e de conexão em rede, aplicadas à Museologia e ao Patrimônio Cultural, inclusive sobre virtualização do patrimônio, através de modelagem 3D voltada a visitas imersivas e interativas na internet.

Citas

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Publicado

2021-12-18

Cómo citar

Marreiros Tavares Vieira, A. L., & Souza da Silva, C. L. . (2021). Do patrimonium ao patrimônio digital 3.0. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 179–194. https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37686

Número

Sección

Dossiê Museologia e Cultura Digital