Museus no Ciberespaço
as redes sociais como nova dinâmica do público digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v10iEspecial.37506Palabras clave:
Museus no ciberespaço, Redes sociais de museus, Público virtualResumen
A contemporaneidade, profundamente marcada pela penetração das TICs, esforça-se para compreender de que forma a Cibercultura conseguirá aglutinar atividades, interações e manifestações dentro de um território individualizado e globalizado, mas desterritorializado. As TICs tornaram-se essenciais na vida de grande parte dos indivíduos, tornando-se, praticamente, sua “segunda natureza”, com a rápida popularização e portabilidade, ampliando exponencialmente a comunicação em rede global. O artigo traz uma reflexão sobre resultados obtidos a partir de pesquisa para verificar as interações e compartilhamentos realizados entre o Facebook do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, e seu público virtual, antes e depois do fechamento da instituição em consequência da pandemia Covid-19. São levantadas questões sobre os caminhos dos museus no século XXI e como poderão equilibrar-se entre tradições e tecnologias digitais, entre materialidades e virtualidades – questões que permanecem abertas, sem horizontes definidos, diante do turbilhão digital que desafia parâmetros e percepções da sociedade global.
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