Museu, patrimônio imaterial e performance
desafios dos processos de documentação para a salvaguarda de bens registrados
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34749Palabras clave:
Museu. Patrimônio imaterial. Performance. Documentação em museu. Salvaguarda.Resumen
Museus criados ou reestruturados, no âmbito dos planos de salvaguarda, são identificados ao longo da trajetória de 20 anos de criação do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI) no Brasil. Essa identificação ”“ associada à utilização de novas tecnologias para facilitar o atendimento à s demandas de acesso, circulação e gestão de informações ”“ impõe desafios à s premissas estruturantes dos museus e da museologia. Este artigo analisa os processos de documentação das matrizes do samba no Rio de Janeiro (partido-alto, samba de terreiro e samba-enredo) desenvolvidos pelo Museu do Samba. Pauta-se na abordagem deste patrimônio imaterial enquanto performance e, consequentemente, como isto se reflete na relação museu, patrimônio imaterial e performance em processos de documentação associados à patrimonialização e à musealização de bens culturais populares. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, aplicada, exploratória e estudo de caso. O estudo apontou que as ações de documentação desenvolvidas pelo CCC/Museu do Samba, no período pós-registro priorizaram o vestígio da performance. Frente a tal panorama, identificou-se como desafios para o processo de documentação: compreender as matrizes do samba enquanto performance como objeto de museu; descentralizar a atenção dos vestígios; inserir, em maior escala, os detentores do conhecimento no processo de documentação.
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