Performance arte, arquivos rebeldes e fósseis críticos

Autores/as

  • Daniela Labra UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34555

Palabras clave:

Performance Arte. Conceitualismo. Feminismo. Colecionismo. Historicização

Resumen

Este texto crítico trata de aspectos gerais da performance no meio das artes visuais, seu processo de objetificação/fossilização e comodificação. Toma como exemplo a seleção de arte feminista histórica da Coleção Verbund, na Áustria e, em diálogo com ideias do dramaturgo André Lepecki e do filósofo Jean-Luc Nancy, conclui que o que resta da performance arte é sobretudo o verbo, isto é, seu conceito e a narrativa que sustentam sua breve “vida-em presença”.

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Publicado

2020-11-03

Cómo citar

Labra, D. (2020). Performance arte, arquivos rebeldes e fósseis críticos. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 121–132. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34555

Número

Sección

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas