Ação educativa do Museu Histórico do Instituto Butantan
reflexões sobre os últimos três anos
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16734Palabras clave:
Educação em museus, formação de educadores, museu histórico, mediação, Instituto ButantanResumen
Este artigo visa contribuir na ampliação e aprofundamento de análises realizadas sobre o Museu Histórico do Instituto Butantan, especificamente no que concerne à ação educativa. A partir de descrição e análise de ações e estratégias adotadas ao longo dos três últimos anos pretendemos partilhar as experiências vivenciadas indicando os pontos positivos, os desafios e os problemas ainda a serem enfrentados.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Adriana Mortara. A relação do público com o museu do Instituto Butantan: análise da exposição 'Na natureza não existem vilões'. Dissertação de mestrado. Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1995.
ALMEIDA, Adriana Mortara. Estudos de público no Instituto Butantan: desenvolvimento de ferramentas para apoiar políticas públicas. Relatório de pesquisa CNPq, 2014, não publicado.
BENCHIMOL, Jaime L. e TEIXEIRA, Luiz Antonio. Cobras, lagartos & outros bichos: uma história comparada dos institutos Oswaldo Cruz e Butantan. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / Fundação Oswaldo Cruz, 1993.
BIZERRA A.F.; INGLEZ, G.C.; FRANCO, M. T.. Participação Pública na Constituição da Identidade Museal: A importância das pesquisas de público. E-book do Laboratório de Estudos em Museus e Educação LEME, 2013.
BIZERRA A.F.; CIZAUASKAS, J.B.V.; INGLEZ, G.C.; FRANCO, M. T.. Conversas de aprendizagem em museus de ciências: como os deficientes visuais interpretam os materiais educativos do museu de microbiologia? Revista Educação Especial, 2012.
BIZERRA, A. F.; DOMINGUEZ, C.; INGLEZ, G. C.; GONCALVES, V. M.; LEPORO, N.; FRANCO, M. T. Crianças pequenas e seus conhecimentos sobre microrganismos. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII ENPEC, 2009.
BIZERRA, A. F.; ISZLAJI, C.; MEIRELES, F. C.; SCHUNCK, A. S.; CIZAUASKAS, I. A interação entre o público e as exposições do Museu Biológico do Instituto Butantan. In: VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.
BIZERRA, Alessandra Fernandes. Atividade de Aprendizagem em Museus de Ciências. Doutorado, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2009.
BRUNO, M.C.O. e MELLO VASCONCELLOS, C. A proposta educativa do Museu de Pré-História Paulo Duarte. Rev. Pré-História, São Paulo, 7:165-86, 1989.
CALLEFFO, Myriam E. V. e BARBARINI, Cibele C. A origem e a constituição dos acervos ofiológicos do Instituto Butantan. Cadernos de História da Ciência, v. 3, n.2, p. 73-100, 2008.
CANTER, Henrique M. Museu Histórico: origem e memória, Cadernos de História da Ciência ”“ I Ciclo de Seminários ”“ História e Memória Institucional, 2005, vol.1, n.1, p.63-81.
FERNANDES, Suzana Cesar Gouveia . Museu como espaço de investigação: da pesquisa a formação. Cadernos de História da Ciência, v. 3, n.2, p. 101-122, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 27 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
GRUNBERG, Evelina. Educação Patrimonial ”“ Utilização de Bens Culturais como Recursos Educacionais. Museologia Social. Porto Alegre: Secretaria Municipal de Cultura, 2000.
GRUZMAN, Carla. Educação, ciência e saúde no museu: uma análise enunciativo-discursiva da exposição do Museu de Microbiologia do Instituto Butantan. Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2012.
HORTA, Maria de Lourdes P.; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: IPHAN, Museu Imperial, 1999.
SAPIRAS, Agnes. Aprendizagem em museus: uma análise das visitas escolares no Museu Biológico do Instituto Butantan. Dissertação (Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2007.
SOUZA, Fernanda de Lima. Conhecendo os Visitantes dos Museus Biológico e Histórico do Instituto Butantan. Resumo e Pôster. Reunião Científica do Instituto Butantan, 2013.
TOJAL, Amanda Pinto da Fonseca. Políticas Públicas Culturais de Públicos Especiais em Museus. Doutorado, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2007.