A observação de visitantes em museus: sobre ratos e seres humanos

Autores

  • Adriana Mortara Almeida Museu Histórico do Instituto Butantan

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v1i2.12651

Palavras-chave:

Museu. Público. Observação. Etnografia. Avaliação.

Resumo

O artigo apresenta uma revisão bibliográfica de estudos de público em museus que utilizam a observação dos visitantes como método de coleta de dados. Estudos inicialmente baseados na psicologia comportamental foram realizados nos Estados Unidos desde os anos 1920 e inspiraram muitas pesquisas posteriores. Abordagens etnográficas favoreceram a melhor compreensão dos comportamentos dos visitantes assim como o método da “Lembrança Estimulada”. Dois estudos realizados pela autora em museus de arte de São Paulo são descritos e discutidos à luz da revisão bibliográfica inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-11-29

Como Citar

Almeida, A. M. (2012). A observação de visitantes em museus: sobre ratos e seres humanos. Museologia & Interdisciplinaridade, 1(2), 10. https://doi.org/10.26512/museologia.v1i2.12651

Edição

Seção

Artigos