A compreensão da prática educativa de um museu na perspectiva das comunidades de prática

Autores/as

  • Luciana M. Monaco
  • Martha Marandino

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16730

Palabras clave:

comunidade de prática, educação em museus, práticas educativas, setores educativos, museu de ciência

Resumen

Este texto discute a dinâmica de constituição das práticas realizadas pelos educadores do setor educativo de um museu de ciência na perspectiva das Comunidades de Práticas de Etienne Wenger. O universo de estudo foi a área educativa do Museu Paraense Emílio Goeldi e os dados foram analisados com base nas categorias de engajamento mútuoempreendimento conjunto e repertório partilhado. Verificou-se que a área educativa deste museu se estrutura parcialmente como uma comunidade de prática de educação em museus. As análises realizadas auxiliam para compreensão das possibilidades e desafios que os setores educativos enfrentam em sua conformação e aprofundam o entendimento da educação em museus como uma área de conhecimento.

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Publicado

2015-04-09

Cómo citar

Monaco, L. M., & Marandino, M. (2015). A compreensão da prática educativa de um museu na perspectiva das comunidades de prática. Museologia & Interdisciplinaridade, 3(6), 69–88. https://doi.org/10.26512/museologia.v3i6.16730

Número

Sección

Dossiê - Museologia e Educação