Três coleções do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas: doação e editais no fortalecimento de um acervo
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v2i4.16367Resumen
O presente artigo discute a relação entre três coleções: a proveniente da FUNARTE; a Fotografia Contemporânea Paraense, resultante do Programa Petrobras de Artes Visuais e a coleção de fotografias de Luiz Braga adquirida com o Prêmio Marcantonio Vilaça/FUNARTE 2009. Todas pertencentes ao Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, do Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará ”“ SIM/SECULT. O artigo analisa ainda o contexto histórico e a importância dessas três coleções para o acervo de um museu situado na região Norte do Brasil.
Descargas
Citas
AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BRAGA, Ana Cristina Lopes. Arquitetura em Belém no século XVIII: as obras de Landi e o contexto urbano atual. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA CIDADE E DO URBANISMO: tema cidades: temporalidades em confronto, 5., Campinas, São Paulo, 1998. Anais... Campinas, SP: Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1998.
BRITTO, Rosangela Marques de. A invenção do patrimônio histórico musealizado no bairro da Cidade Velha de Belém do Pará (1994 ”“ 2008). 2009. Disserta-ção (Mestrado em Museologia e Patrimônio)-Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, MAST, Rio de Janeiro, 2009.
CATÁLOGO de fotografias do artista Luiz Braga pertencentes ao Governo do Estado do Pará Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Belém: SECULT, 2013.
COSTA, Dayseane Ferraz da. Além da pedra e cal: a (re)construção do Forte do Presépio (Belém do Pará, 2000-2004). 2007. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia, Instituto de Filosofia e Ci-ências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2007.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Ed., 2006.
FERNANDES JÚNIOR, Rubens. A fotografia expandida. 2002. 275 f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002. 2v.
FOTOGRAFIA contemporânea paraense: panorama 80/90. Belém: SECULT, 2002.
HERKENHOFF, Paulo. O imaginário de Luiz Braga: a contra-Amazônia. [S.l.: s.n.], 2005. Disponível em: <http://www.galerialeme.com.br/artistas_textos.php?lang=por&id=48&text_id=292>. Acesso em: 20 out. 2011.
NAKAGAWA, Rosely. Fotografia contemporânea paraense. In: FOTOGRAFIA contemporânea paraense: panorama 80/90. Belém: SECULT, 2002.PERCURSO do olhar: fotografias de Luiz Braga. Direção de Afonso Gallino (direção). Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=_BC5BRfo8Xk>. Acesso em: 23 abr. 2013.
SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Museologia e interpretação da realidade: o discurso da história (Texto provocativo). Rio de Janeiro: UNIRIO, 2006. Disponí-vel em: <http://www.museoliniers.org.ar/museologia/ICOFOM_TerezaScheiner--br.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2013.
SCHEINER, Tereza Cristina Moletta. Museologia ou patrimologia: reflexões. In: GRANATO, Marcus; SANTOS, Cláudia Penha dos; LOUREIRO, Maria Lucia de N. M. (Org.). Museu e museologia: interfaces e perspectivas/museu de astronomia e ciências afins. Rio de Janeiro: MAST, 2009. p. 43-59.