Uma coleção e dois performers

A Coleção Amazoniana da Universidade Federal do Pará

Autores

  • Marisa Mokarzel UFPA

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34551

Palavras-chave:

Coleção Amazoniana. Lúcia Gomes. Giuseppe Campuzano. Performance. Performatividade.

Resumo

Abordo a Coleção Amazoniana de Arte da Universidade Federal do Pará e seleciono duas propostas performáticas, presentes na coleção, para analisá-las sob a perspectiva do conceito de performatividade, adotado por Judith Butler. As performances são: Impeachment de Lúcia Gomes e Dolorosa ou Virgem Dolorosa de Giuseppe Campuzano/Carlos Pereyra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKER, Simon. Performing for the Camera (catalogue). London: Tate Modern/Tate Publishig, 2016.

BUTLER, Judith. Quadros de Guerra: Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo: Arte Conceitual no Museu. São Paulo: Iluminuras, 1999.

MAFRA, Juliana Silveira. O Amargo Humor da Arte contemporânea. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Orientadora: Maria Angélica Melendi. Coorientador: Michael Asbury Belo Horizonte, UFMG, 2017.

MANESCHY, Orlando. Vetores e experimentações estéticas nas múltiplas Amazônias: por uma Coleção Amazoniana de arte da UFPA. In: MEDEIROS, Afonso; HAMOY, Idanise (Orgs.) Anais do 22º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Disponível em:<http://anpap.org.br/anais/2013/ANAIS/ANAIS.html>. Belém: ANPAP;PPGARTES/ICA/UFPA, 2013a.

MANESCHY, Orlando. Vetores e Experimentações Estéticas nas Múltiplas Amazônias: Por uma coleção Amazoniana de Arte da UFPA. In: MANESCHY, Orlando Franco (org.). Amazônia, Lugar da Experiência. Belém: Ed. UFPA, 2013b.

RODRIGUES, Carla. A performatividade de gênero e do político. Entrevista com Judith Butler. In: Revista Cult. São Paulo, 14 de setembro de 2015. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/performatividade-de-genero-e-do-politico/>. Acesso em: 5 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2020-11-03

Como Citar

Mokarzel, M. (2020). Uma coleção e dois performers: A Coleção Amazoniana da Universidade Federal do Pará. Museologia & Interdisciplinaridade, 9(18), 113–120. https://doi.org/10.26512/museologia.v9i18.34551

Edição

Seção

Dossiê Musealização da Performatividade em Coleções Públicas e Privadas