Formação em museologia no Brasil: análise da influência acadêmico-institucional
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v3i5.15479Palavras-chave:
Museologia; Ciência Social AplicadaResumo
Apresenta-se parte dos resultados empíricos da pesquisa de mestrado, que teve como objetivo analisar a influência acadêmico-institucional nos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia do Brasil. Dada a extensão da pesquisa, o foco, neste momento, concentra-se nos resultados quantitativos da análise de citação das referências dos cursos de Museologia advindas dos planos de ensino das disciplinas teóricas específicas e da primeira questão do questionário respondido pelos professores dessas disciplinas. Constatou-se que as citações dos cursos de Museologia concentram-se em obras específicas de interesse da Museologia. Dessa forma, a proximidade da Museologia com aqueles outros dois cursos de graduação e com a Ciência da Informação não parece influenciar na seleção das referências. Com relação ao perfil das referências, concluiu-se que elas concentram-se no formato de livros, datados da década de 2000, escritos e/ou editados em português, o que revela o uso de uma bibliografia atualizada e de fácil acesso à leitura.