Construção narrativa e desafios digitais: as exposições curriculares no curso de Museologia da UFSC

Authors

  • Aline Pessôa da Ascenção Alcoforado
  • Eduarda de Deus Rebelo Tavares
  • Renata Cardozo Padilha
  • Thaina Castro Costa

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47966

Abstract

This article deals with the history of the Curricular Exhibitions in the Museology course of the Federal University of Santa Catarina, from the creation of its graduation in 2009 to the present day, focusing on the technological challenges imposed by the global COVID-19 pandemic. Based on the pedagogical project of the course, as well as its updates over the years, this research is guided by the theoretical organization that underlies this discipline, its methodological development and finally, the results achieved in each expographic experience, in order to trigger how the policy of the course influences the curatorial processes and how contemporary challenges are solved from one class to the other.

Downloads

Download data is not yet available.

References

CORDEIRO, Eliza Regina et al. Criação e implantação do curso de graduação em museologia na Universidade Federal de Santa Catarina, com o advento do Reuni. 2016.

UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Graduação em Museologia. Projeto Político-Pedagógico do curso de Museologia. 2015. Disponível em:https://museologia.paginas.ufsc.br/files/2010/05/Projeto-Pedag%C3%B3gico-Museologia-2016.pdf. Acesso em: 03 mar. 2023

REPOSITÓRIO DIGITAL DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFSC. Disponível em . Acesso em: 30 mar 2023

TAINACAN. Documentação. Disponível em https://tainacan.org/documentacao/. Acesso em 20 mar 2023

TAINACAN. Metadados/ Github. Disponível em https://tainacan.github.io/tainacan-wiki/#/pt-br/metadata. Acesso em 20 mar 2023.

NÓIA. Disponível em: exponoia.ufsc.br Acesso em 20 mar 2023.

RUA: SUBSTANTIVO FEMINO. Disponível em: exporua.art. Acesso em 20 mar 2023.

INHA NÃO! Disponível em: https://expo9inhanao.sites.ufsc.br/ Acesso em 20 mar 2023.

UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Projeto Expográfico).

UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Relatório Final).

UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Projeto Expográfico).

UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Relatório Final).

UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Projeto Expográfico).

UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Relatório Final).

UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Projeto Expográfico).

UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Relatório Final).

UFSC. Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2017. (Projeto Expográfico).

UFSC.Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Relatório Final).

UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Projeto Expográfico).

UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Relatório Final).

UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Projeto Expográfico).

UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2020. (Relatório Final).

UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Projeto Expográfico).

UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Relatório Final).

UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Projeto Expográfico).

UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Relatório Final).

Published

2023-06-22

How to Cite

Pessôa da Ascenção Alcoforado, A., de Deus Rebelo Tavares, E., Cardozo Padilha, R., & Castro Costa, T. (2023). Construção narrativa e desafios digitais: as exposições curriculares no curso de Museologia da UFSC. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 234–247. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47966

Issue

Section

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil