Construção narrativa e desafios digitais: as exposições curriculares no curso de Museologia da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47966Abstract
This article deals with the history of the Curricular Exhibitions in the Museology course of the Federal University of Santa Catarina, from the creation of its graduation in 2009 to the present day, focusing on the technological challenges imposed by the global COVID-19 pandemic. Based on the pedagogical project of the course, as well as its updates over the years, this research is guided by the theoretical organization that underlies this discipline, its methodological development and finally, the results achieved in each expographic experience, in order to trigger how the policy of the course influences the curatorial processes and how contemporary challenges are solved from one class to the other.
Downloads
References
CORDEIRO, Eliza Regina et al. Criação e implantação do curso de graduação em museologia na Universidade Federal de Santa Catarina, com o advento do Reuni. 2016.
UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Graduação em Museologia. Projeto Político-Pedagógico do curso de Museologia. 2015. Disponível em:https://museologia.paginas.ufsc.br/files/2010/05/Projeto-Pedag%C3%B3gico-Museologia-2016.pdf. Acesso em: 03 mar. 2023
REPOSITÓRIO DIGITAL DO CURSO DE MUSEOLOGIA DA UFSC. Disponível em . Acesso em: 30 mar 2023
TAINACAN. Documentação. Disponível em https://tainacan.org/documentacao/. Acesso em 20 mar 2023
TAINACAN. Metadados/ Github. Disponível em https://tainacan.github.io/tainacan-wiki/#/pt-br/metadata. Acesso em 20 mar 2023.
NÓIA. Disponível em: exponoia.ufsc.br Acesso em 20 mar 2023.
RUA: SUBSTANTIVO FEMINO. Disponível em: exporua.art. Acesso em 20 mar 2023.
INHA NÃO! Disponível em: https://expo9inhanao.sites.ufsc.br/ Acesso em 20 mar 2023.
UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Projeto Expográfico).
UFSC. Lendas Urbanas: entre boatos e verdades, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2013. (Relatório Final).
UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Projeto Expográfico).
UFSC. Cães sem diploma: lattes que eu tô passando, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2014. (Relatório Final).
UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Projeto Expográfico).
UFSC. Quanto tempo o tempo tem?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2015. (Relatório Final).
UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Projeto Expográfico).
UFSC. Com preguiça, por favor, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2016. (Relatório Final).
UFSC. Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2017. (Projeto Expográfico).
UFSC.Mamilo Manifesto, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Relatório Final).
UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2018. (Projeto Expográfico).
UFSC. Vivo ou morto?, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Relatório Final).
UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2019. (Projeto Expográfico).
UFSC. Nóia, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2020. (Relatório Final).
UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Projeto Expográfico).
UFSC. 9inha não!, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2021. (Relatório Final).
UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Projeto Expográfico).
UFSC. Rua: substantivo feminino, Santa Catarina: Curso de Graduação em Museologia, 2022. (Relatório Final).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.