Diversidade de Vozes, Múltiplos Saberes: o exercício da escuta e da mediação na formação em Museologia a partir das exposições curriculares
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47964Keywords:
Formação em Museologia, Exposições curriculares, Participação social, Narrativas multivocaisAbstract
This paper addresses issues raised by the tensions and interrelationships between theory and practice from UNIRIO's curricular exhibitions, which they have been teaching and learning laboratories in Museology. This paper also emphasizes on the different relational dimensions built with the publics in the exhibition narratives creation, in the case of such exhibitions. In view of contemporary debates, what challenges and possibilities are presented in the training of future professionals capable of listening, dialogue, and collective and horizontal constructions? Thus, in a first moment, a brief historical overview of the creation and ‘curricularization’ of exhibitions is presented, as well as a panorama of its contemporary procedural development. Next, the extension project " Diversity of voices, multiple knowledge: the engagement of communities inside and outside Unirio in the curricular exhibitions of the School of Museology" is also introduced, its motivations and some of its challenges and developments.
Downloads
References
BRITTO, Clóvis Carvalho. “Nossa maçã é que come Eva”: a poética de Manoel de Barros e os lugares epistêmicos das museologias indisciplinadas no Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Museologia) – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa, 2019.
CAMARGO-MORO, Fernanda. O Ecomuseu repensado. Itaipu um case study (1992). I Encontro Internacional de Ecomuseus. Coleção Fernanda Camargo-Moro. Acervo NUMMUS.
CHAGAS, M.; GOUVEIA, I. Museologia Social: reflexões e práticas (à guisa de apresentação). Cadernos do CEOM, Chapecó-SC, 27 (41), p. 9-22, 2014.
CHAGAS, Mario; PRIMO, Judite; STORINO, Claudia; ASSUNÇÃO, Paula. A Museologia e a construção de sua dimensão social: olhares e caminhos. Cadernos De Sociomuseologia, 55(11). p. 73-102, 2018
CHAGAS, Mário. Há uma gota de sangue em cada museu: a ótica museológica de Mário de Andrade. Cadernos de Sociomuseologia, n. 13, Lisboa, ULHT, 1999.
CRUZ E SOUZA, Luciana Christina. Museu integral, museu integrado: a especificidade latino-americana da Mesa de Santiago do Chile. Anais do Museu Paulista, São Paulo, Nova Série, vol. 28, 2020, p. 1-21. e4.
CURY, Marília Xavier. A pesquisa acadêmica de recepção de público em museus no Brasil: estudo preliminar. Anais do XVI Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. João Pessoa, PB: Ancib e UFPB, 2015. v. GT 9. p. 1-20
CURY, Marilia. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
HISTORIA de ICOM. Disponível em: < http://icom.museum/la-organizacion/historia/L/1/ >. Acesso em: 03 out. 2016.
IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus & Programa Ibermuseus. Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos em el mundo contemporáneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. NASCIMENTO JUNIOR, José do; TRAMPE, Alan; SANTOS, Paula Assunção dos (orgs). Brasília: Ministério da Cultura, Ibermuseus, 2012.
MAIRESSE, François. Defining museum. In: DAVIS, Ann; DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. What is a museum? 2011, p. 19-58.
Martin-Barbero, José. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora Ufrj, 2009.
MINOM. Declaração de Córdoba, 2017. Disponível em: < http://www.minom-icom.net/files/minom_2017_-_declaracion_de_cordoba_-_esp-port-fr-ing_0.pdf >. Acesso em: 13 out. 2022.
MORAES, Julia. A dimensão pública dos museus diante do horizonte da participação dos públicos na musealização: desafios, controvérsias e potencialidades da diversificação e pluralização de relações entre públicos e museus. Anais do XXII Encontro Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciência da Informação. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2022. Disponivel em: https://enancib.ancib.org/index.php/enancib/xxiienancib/paper/viewFile/1090/791
MORAES, Julia. Horizontes e Itinerários da participação dos públicos nos Museus. Museologia & Interdisciplinaridade, v. 10, n.20. 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/39053/31561
MORAES, Julia. Museus, formação em museologia e campo digital: os usos do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. Revista Tendências da Pesquisa Brasileira e Ciência da Informação, ANCIB, v.14. 2021
NUNES, José Luiz da Silva. Exposição curricular enquanto experiência. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) – UNIRIO, Rio de Janeiro
PRIMO, Judite. Pensar contemporaneamente a Museologia. Cadernos de Sociomuseologia. v. 16, n.16, 1999.
QUEROL, Lorena Sancho. PARTeCIPAR: ensaio formal sobre o conceito, as práticas e os desafios de participação cultural em museus. Etnicex: revista de estúdios etnográficos, n. 8, p. 83-100, 2016.
SÁ, Ivan. Curso de Museologia-UNIRIO: 90 anos de avanços e desafios. Revista Eletrônica Museologia e Patrimônio, UNIRIO – MAST, v.15, n.2 , 2022
UZEDA, Helena. As Exposições Curriculares como parte do ensino de Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO. Revista Museologia e Interdisciplinaridade. V.9 nº Especial, 2020.
VARINE, Hugues. A museologia se encontra com o mundo moderno. In: BRASIL. IBRAM. Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. Brasília: Ministério da Cultura, Ibermuseus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.