Análise do projeto gráfico e expográfico da exposição curricular Audiophylia

Authors

Keywords:

expografia, Comunicação Museológica, Exposição curricular

Abstract

This paper aims to analyze the graphic and exhibition designs at the Audiophylia Exhibition, exhibition of vinyl records organized by students of Visual Arts and Museology schools in Federal University of Reconcavo of Bahia in August 2013 in the town of Cachoeira, state of Bahia. For this, we used the theoretical studies about the history of exhibitions produced by modern artists; the expographic studies on the project,; about visual communication are raised its elemtens and composition principles and the application of graphic design at the exhibition projects . All the theoretical research is used to support the analysis of the object of study, which made use of alternative materials in expographic resources and also in visual communication, which was used as a key resource for expographic project.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rubens Ramos Ferreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS UNIRIO/MAST). Possui bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Aperfeiçoamento Profissional em Documentação Audiovisual pelo Centro de Capacitación y Actualización en línea de Televisión Educativa do México. Tem formação no Curso de Habilitação Profissional de Nível Médio de Técnico em Museu (atual Técnico em Museologia), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Integra o quadro de docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como Professor Substituto, na Área de Conhecimento Arte e Patrimônio/Conservação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).  Atuou como Museólogo no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e na Casa Zuzu Angel/Museu da Moda (IZA-RJ), além de prestar serviço para diversas instituições, com destaque para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu do Futebol (MF) e Serviço Social do Comercio (Sesc ? Departamento Nacional). Possui interesse em: Terminologia; Preservação Audiovisual; Musealização; Patrimônio Digital/Virtual; Humanidades Digitais; Curadorias de Conteúdos.

Douglas Saturnino dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Profissional com experiência na área de Artes Visuais, Produção Cultural e Eventos. Vivência em planejamento, elaboração, execução e avaliação de ações culturais, coordenação de equipes, produção, documentação e organização de acervos. Possui MBA em História da Arte e da Cultura Visual. Graduado em Artes Visuais. Mestrando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS UNIRIO/MAST).

References

ALMEIDA, Marcelo. Ressignificações do disco de vinil em uma conjuntura musical contemporânea. São Paulo, 2013.

COSSIO, Gustavo. Design de Exposição de Design - três estudos sobre critérios projetuais para comunicação com o público. Dissertação. Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre - RS, 2011.

CURY, Marília Xavier. Exposição: Concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERNANDEZ, Luis. Museologia y museografia. 3.ed. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2006.

GONÇALVES, Lisbeth R.. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, FAPESB, 2004.

LANDEIRA, Gabriela. Design de Exposição: Estudo de caso – Design UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso. 176 f. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

LAUS, Egeu. Capas de discos: os primeiros anos. Cardoso, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MELIANDE, Clara. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MENEZES, Luís. O primado do discurso sobre o efeito decorativo. In: Cadernos de Sociomuseologia. Centro de Estudos de Sociomuseologia, América do Norte, 2009.

MUSEOGRAFIA. (s.n.t.). Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/186584718/MUSEOGRAFIA-TEXTO>. Acesso em: 29 de jan 2023.

MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Planejamento de Exposições. Trad. Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Vitae, 2001.

PEREIRA, Geraldo Protta. Do vinil ao vinil: o Design Gráfico na Indústria Fonográfica. Monografia. Florianópolis: UDESC, 2009

PINHEIRO, Ana P.; DUARTE, Rui B.. Iconicidade, contexto e intervenções patrimoniais: qualidades comunicativas e expositivas dos Museus. In: Anais do 2º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus, UFRJ, 2010.

SILVA, Rafael. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 6. ed. São Paulo: Summus, 1985.

Published

2023-06-22

How to Cite

Ramos Ferreira, R., & Saturnino dos Santos, D. (2023). Análise do projeto gráfico e expográfico da exposição curricular Audiophylia. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 164–187. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/46986

Issue

Section

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil