Re-signifying, glamorizing, aestheticizing: notes on madness in the present time

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45525

Keywords:

art, madness, public history, history of the present time

Abstract

This article investigates objects related to the history of psychiatry and its therapeutics that were appropriated in an aesthetic or artistic way. Art can be, in these cases, either a value attributed a posteriori, in default of its author's intentions, or intentionally undertaken for a consuming public. With this, we propose to think about how straitjackets, medicine packaging, asylum spaces, and other elements have been transformed into stylized objects, whether by fashion or by art. Such objects have a huge and conflicting historical web and, therefore, we chose some unfoldings of this scenario in a contemporary moment.

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Author Biographies

Stefanie Gil Franco, Instituto de História da Arte, Universidade Nova de Lisboa

Stefanie Gil Franco fez a sua formação em ciências sociais e em história da arte, concluindo, em 2019, o doutoramento na FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, com a tese “Os imperativos da arte: encontros com a loucura em Portugal do século XX”, publicado em livro pela Editora Caleidoscópio /DGPC (Coleção Estudos de Museus). O seu interesse sobre as questões da “arte e loucura” inicia-se no ano de 2006 quando principia uma investigação sobre Arthur Bispo do Rosário, resultando no seu projeto de mestrado em Antropologia Social na Universidade de São Paulo. Como foco de interesse percorre temas relacionados à institucionalização da loucura, às práticas nosográficas da psiquiatria, assim como à promoção da loucura como elemento discursivo no campo das artes. Atualmente desempenha funções de investigadora no Banco de Arte Contemporânea – Graça Carmona e Costa (EGEAC), leciona como professora auxiliar convidada no Departamento de História da ARTE (DHA/UNL) e é membro integrado do IHA/NOVA FCSH no grupo Museum Studies.

Viviane Trindade Borges, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

É Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com doutorado-sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS, Paris. Professora Associada da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), membro do Laboratório de Patrimônio Cultural (LabPac/UDESC), atuando no curso de graduação em História e como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História da UDESC e no Mestrado Profissional em História - ProfHistória. Coordenadora do programa de extensão Arquivos Marginais. Representante no Brasil da Red Iberoamericana de Historia de la Psiquíatria e membro da Rede Brasileira de História Pública. Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Desenvolve investigações sobre os seguintes temas: História das práticas e das experiências institucionais de confinamento/internamento, Biografia e sujeitos marginalizados, História Pública, Preservação do Patrimônio Cultural, em especial os Patrimônios Difíceis e o Patrimônio Prisional.

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Published

2023-06-22

How to Cite

Gil Franco, S., & Trindade Borges, V. (2023). Re-signifying, glamorizing, aestheticizing: notes on madness in the present time. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 288–300. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45525