Diversidade de Vozes, Múltiplos Saberes: o exercício da escuta e da mediação na formação em Museologia a partir das exposições curriculares

Autores

  • Julia Nolasco de Moraes UNIRIO/ PPG-PMUS e Escola de Museologia
  • Luciana Menezes Carvalho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Orlando Gomes da Silva Junior Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47964

Palavras-chave:

Formação em Museologia, Exposições curriculares, Participação social, Narrativas multivocais

Resumo

Sob o recorte das exposições curriculares da UNIRIO como laboratórios de ensino e aprendizagem em Museologia, neste artigo são abordadas problemáticas suscitadas pelas tensões e inter-relações entre teoria e prática, com especial ênfase nas diferentes dimensões relacionais construídas com os públicos no âmbito da produção das narrativas expositivas. Tendo em vista os debates contemporâneos, quais desafios e possibilidades se apresentam na formação de futuros profissionais capacitados à escuta, ao diálogo, a construções coletivas e horizontais? Assim, num primeiro momento, faz-se um breve apanhado histórico da criação e curricularização das exposições e apresenta-se um panorama de seu desenvolvimento processual contemporâneo. Na sequência, é apresentado o projeto de extensão “Diversidade de vozes, múltiplos saberes: a participação das comunidades internas e externas à UNIRIO nas exposições curriculares da Escola de Museologia”, suas motivações e alguns de seus desafios e desdobramentos.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Nolasco de Moraes, J., Menezes Carvalho, L., & Gomes da Silva Junior, O. (2023). Diversidade de Vozes, Múltiplos Saberes: o exercício da escuta e da mediação na formação em Museologia a partir das exposições curriculares: . Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 109–135. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47964

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil