Exposições Curriculares do curso de Museologia da UFMG: Experiências e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47949Palavras-chave:
Exposições curriculares, patrimônio, Coleção museológicaResumo
Este artigo provoca reflexões a respeito das exposições desenvolvidas na esfera do Curso de Museologia na UFMG, a partir da partilha das experiências de concepção e montagem de exposições desde a implantação do Curso, em 2010, no âmbito do ReUni (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O Curso de Museologia da UFMG tem como particularidade ser uma formação inter-unidades, que se configura na parceria entre a Escola de Ciência da Informação e a Escola de Belas Artes com a oferta de atividades curriculares que envolvem docentes de várias áreas do conhecimento. A reflexão proposta tem como objeto discutir as estratégias curatoriais a partir das temáticas, acervos e formas de extroversão e comunicação museológica já vivenciadas nas exposições curriculares realizadas desde o ano de 2013.
Downloads
Referências
BRUNO, Cristina; ARAUJO, Marcelo. Exposição museológica: uma linguagem para o futuro. Comunicação no Colóquio do ICOFOM/ 89. XV Conferência Geral de Museus do ICOM, 1989.
DESVALLÉE, A., MAIRESSE, F. Conceitos-chave de museologia. São Paulo: Armand Colin; Comitê Internacional para Museologia do ICOM; Comité Nacional Português do ICOM. 2013.
DUARTE, Alice. Nova Museologia: os pontapés de saída de uma abordagem ainda inovadora. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 6 no 1 – 2013
FERREIRA, Maria De Simone. Acervos Museológicos em Ambiente Digital. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Set. de 2021. p.9 a 12
HENRIQUES, R.; LARA, L. F. Os Museus Virtuais e a Pandemia do Covid19: a experiência do Museu da Pessoa. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.209 a 220
LIMA, Zamana Brisa Souza. Cultura Digital: Novas Perspectivas, Novos Patrimônios. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.117 a 127
MARQUES, R. C.; SEGANTINI, Verona C. Rede de Museus da Universidade Federal de Minas Gerais. In: Nascimento, Adalson; Moreno, Andrea. (Org.). Universidade, memória e patrimônio. 1ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2015, v. 1, p. 31-44.
MOREIRA, Samantha Cidaley de Oliveira; ABREU, S. M. ; SILVA, Thaíse F. B ; MEDEIROS, Vivianne N.A. ; LEITE, Romaine S . Caminho possível para o desenvolvimento de projeto de design de ambientes: uma possibilidade. In: P&D Design | Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo.
MOREIRA, Inês. OMA/Progress: the exhibition as a question mark, not as a statement. In: Baía, Pedro (ed). Koolhaas Tangram. Porto: Circo de Ideias, 2014.
MORAES, Julia Nolasco Leitão. Exposição Curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a Comunicação Museológica frente aos desafios e potencialidades da Cultura Digital no ensino em Museologia. Revista Museologia & Interdisciplinaridade Vol. 10, nº especial, Dez. de 2021. p.295 a 316.
UZEDA, Helena. As Exposições Curriculares como parte do ensino de Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO. Revista Museologia & Interdisciplinaridade. Vol.9 nº Especial, 2020.
RAMOS, Francisco Régis Lopes; A danação do objeto : o museu no ensino de História, Chapecó, Argos, 2004, 178 p.
RICO, Juan Carlos. Documentos 16: Proyecto de Insvestigación Museográfica (1986-2015). Madri: JCR21OFFICE Editions, 2015.
SEGANTINI, Verona Campos; “Maneira decente e digna de expor aos olhos do público”: modos de exibição da história natural (séc. XVIII e XIX). 2015. 280 f. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação.
SEGANTINI, V. C.. Desafios para a extroversão do patrimônio cultural universitário: fazer expositivo como projetos de investigação. In: Meily Assbú Linhales; Diogo Rodrigues Puchta; Maria Cristina Rosa. (Org.). Diálogos transnacionais na história da educação física. 1ed.Belo Horizonte: Fino Traço, 2019, v. 1, p. 259-272.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.