Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura através de uma exposição curricular em formato digital
reflections on cyberculture through a curricular exhibition in digital format
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47797Palavras-chave:
exposição curricular, ciberexposição, cibercultura, Museologia UFRGS, EmaranhadoResumo
O artigo relata a exposição curricular EMARANHADO, desenvolvida no ano de 2021 junto ao Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta brevemente o projeto inicial, que compreendia uma exposição física, e foi reformulado para o ambiente digital, devido à pandemia de COVID-19. Contempla a organização da exposição, com sete eixos de execução: o acervo, o espaço expositivo, a comunicação, a mediação, as atividades educativo-culturais, a acessibilidade e a avaliação. O texto reflete sobre as potencialidades e desafios de uma exposição museológica de caráter curricular em formato digital. Conclui-se que a escolha do Instagram como espaço expositivo foi acertada, enquanto o site foi oneroso e com pouco retorno, em termos de engajamento de público. Também pondera que, embora atinja um público maior, a presença em muitas mídias sociais ao mesmo tempo dispersa atenção e dificulta a criação de conteúdo por parte da equipe curatorial.
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