Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura através de uma exposição curricular em formato digital

reflections on cyberculture through a curricular exhibition in digital format

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47797

Palavras-chave:

exposição curricular, ciberexposição, cibercultura, Museologia UFRGS, Emaranhado

Resumo

O artigo relata a exposição curricular EMARANHADO, desenvolvida no ano de 2021 junto ao Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Apresenta brevemente o projeto inicial, que compreendia uma exposição física, e foi reformulado para o ambiente digital, devido à pandemia de COVID-19. Contempla a organização da exposição, com sete eixos de execução: o acervo, o espaço expositivo, a comunicação, a mediação, as atividades educativo-culturais, a acessibilidade e a avaliação. O texto reflete sobre as potencialidades e desafios de uma exposição museológica de caráter curricular em formato digital. Conclui-se que a escolha do Instagram como espaço expositivo foi acertada, enquanto o site foi oneroso e com pouco retorno, em termos de engajamento de público. Também pondera que, embora atinja um público maior, a presença em muitas mídias sociais ao mesmo tempo dispersa atenção e dificulta a criação de conteúdo por parte da equipe curatorial.

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Biografia do Autor

Gabriela M. Leindecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Estudante de Museologia da UFRGS.

Gabriela M. C. Mattia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Turismóloga pela PUCRS e estudante de Museologia pela UFRGS.

Luis Fernando Massoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação e Informação (UFRGS). Bacharel em Biblioteconomia e estudante de Museologia (UFRGS).

Vanessa Aquino, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Museóloga, doutora em Educação, professora do Curso de Museologia e do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (PPGMusPA) da UFRGS.

Elias Palminor Machado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Museólogo da FABICO/UFRGS, doutorando em Ciência da Informação na UFSC.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

M. Leindecker, G., M. C. Mattia, G., Massoni, L. F., Aquino, V., & Palminor Machado, E. (2023). Emaranhado: reflexões sobre a cibercultura através de uma exposição curricular em formato digital: reflections on cyberculture through a curricular exhibition in digital format. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 207–233. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.47797

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil