Análise do projeto gráfico e expográfico da exposição curricular Audiophylia
Palavras-chave:
expografia, Comunicação Museológica, Exposição curricularResumo
Esse artigo se propõe a analisar os projetos gráficos e expográficos da Exposição Audiophylia, exposição curricular sobre discos de vinil organizada por discentes dos cursos de Artes Visuais e Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em agosto de 2013 na cidade de Cachoeira, interior da Bahia. Para tanto, utiliza-se de estudos teóricos acerca do histórico das exposições produzidas por artistas; os estudos expográficos quanto ao projeto; sobre a comunicação visual são levantados os seus elementos e técnicas de composição e a aplicação do design gráfico em projetos expositivos. Todo o levantamento teórico é utilizado para embasar a análise do objeto de estudo, no qual se fez uso de materiais alternativos nos recursos expográficos e também na comunicação visual, a qual foi utilizada como um recurso essencial para o projeto expográfico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Marcelo. Ressignificações do disco de vinil em uma conjuntura musical contemporânea. São Paulo, 2013.
COSSIO, Gustavo. Design de Exposição de Design - três estudos sobre critérios projetuais para comunicação com o público. Dissertação. Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre - RS, 2011.
CURY, Marília Xavier. Exposição: Concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FERNANDEZ, Luis. Museologia y museografia. 3.ed. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2006.
GONÇALVES, Lisbeth R.. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, FAPESB, 2004.
LANDEIRA, Gabriela. Design de Exposição: Estudo de caso – Design UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso. 176 f. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
LAUS, Egeu. Capas de discos: os primeiros anos. Cardoso, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
MELIANDE, Clara. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
MENEZES, Luís. O primado do discurso sobre o efeito decorativo. In: Cadernos de Sociomuseologia. Centro de Estudos de Sociomuseologia, América do Norte, 2009.
MUSEOGRAFIA. (s.n.t.). Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/186584718/MUSEOGRAFIA-TEXTO>. Acesso em: 29 de jan 2023.
MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Planejamento de Exposições. Trad. Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Vitae, 2001.
PEREIRA, Geraldo Protta. Do vinil ao vinil: o Design Gráfico na Indústria Fonográfica. Monografia. Florianópolis: UDESC, 2009
PINHEIRO, Ana P.; DUARTE, Rui B.. Iconicidade, contexto e intervenções patrimoniais: qualidades comunicativas e expositivas dos Museus. In: Anais do 2º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus, UFRJ, 2010.
SILVA, Rafael. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 6. ed. São Paulo: Summus, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.