Análise do projeto gráfico e expográfico da exposição curricular Audiophylia

Autores

Palavras-chave:

expografia, Comunicação Museológica, Exposição curricular

Resumo

Esse artigo se propõe a analisar os projetos gráficos e expográficos da Exposição Audiophylia, exposição curricular sobre discos de vinil organizada por discentes dos cursos de Artes Visuais e Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em agosto de 2013 na cidade de Cachoeira, interior da Bahia. Para tanto, utiliza-se de estudos teóricos acerca do histórico das exposições produzidas por artistas; os estudos expográficos quanto ao projeto; sobre a comunicação visual são levantados os seus elementos e técnicas de composição e a aplicação do design gráfico em projetos expositivos. Todo o levantamento teórico é utilizado para embasar a análise do objeto de estudo, no qual se fez uso de materiais alternativos nos recursos expográficos e também na comunicação visual, a qual foi utilizada como um recurso essencial para o projeto expográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Ramos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor e Mestre em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS UNIRIO/MAST). Possui bacharelado em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Aperfeiçoamento Profissional em Documentação Audiovisual pelo Centro de Capacitación y Actualización en línea de Televisión Educativa do México. Tem formação no Curso de Habilitação Profissional de Nível Médio de Técnico em Museu (atual Técnico em Museologia), oferecido pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Integra o quadro de docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), como Professor Substituto, na Área de Conhecimento Arte e Patrimônio/Conservação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).  Atuou como Museólogo no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e na Casa Zuzu Angel/Museu da Moda (IZA-RJ), além de prestar serviço para diversas instituições, com destaque para o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Museu do Futebol (MF) e Serviço Social do Comercio (Sesc ? Departamento Nacional). Possui interesse em: Terminologia; Preservação Audiovisual; Musealização; Patrimônio Digital/Virtual; Humanidades Digitais; Curadorias de Conteúdos.

Douglas Saturnino , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Profissional com experiência na área de Artes Visuais, Produção Cultural e Eventos. Vivência em planejamento, elaboração, execução e avaliação de ações culturais, coordenação de equipes, produção, documentação e organização de acervos. Possui MBA em História da Arte e da Cultura Visual. Graduado em Artes Visuais. Mestrando em Museologia e Patrimônio pelo Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Museu de Astronomia e Ciências Afins (PPG-PMUS UNIRIO/MAST).

Referências

ALMEIDA, Marcelo. Ressignificações do disco de vinil em uma conjuntura musical contemporânea. São Paulo, 2013.

COSSIO, Gustavo. Design de Exposição de Design - três estudos sobre critérios projetuais para comunicação com o público. Dissertação. Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós-Graduação em Design, Porto Alegre - RS, 2011.

CURY, Marília Xavier. Exposição: Concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

DONDIS, Donis. Sintaxe da Linguagem visual. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FERNANDEZ, Luis. Museologia y museografia. 3.ed. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2006.

GONÇALVES, Lisbeth R.. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, FAPESB, 2004.

LANDEIRA, Gabriela. Design de Exposição: Estudo de caso – Design UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso. 176 f. Porto Alegre: UFRGS, 2010.

LAUS, Egeu. Capas de discos: os primeiros anos. Cardoso, Rafael (org.). O design brasileiro antes do design: aspectos da história gráfica, 1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

MELIANDE, Clara. Design à mostra: o projeto de museus temáticos. 2013. 200 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Escola Superior de Desenho Industrial, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

MENEZES, Luís. O primado do discurso sobre o efeito decorativo. In: Cadernos de Sociomuseologia. Centro de Estudos de Sociomuseologia, América do Norte, 2009.

MUSEOGRAFIA. (s.n.t.). Disponível em: < http://pt.scribd.com/doc/186584718/MUSEOGRAFIA-TEXTO>. Acesso em: 29 de jan 2023.

MUSEUMS AND GALLERIES COMMISSION. Planejamento de Exposições. Trad. Maria Luiza Pacheco Fernandes. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Vitae, 2001.

PEREIRA, Geraldo Protta. Do vinil ao vinil: o Design Gráfico na Indústria Fonográfica. Monografia. Florianópolis: UDESC, 2009

PINHEIRO, Ana P.; DUARTE, Rui B.. Iconicidade, contexto e intervenções patrimoniais: qualidades comunicativas e expositivas dos Museus. In: Anais do 2º Seminário Museografia e Arquitetura de Museus, UFRJ, 2010.

SILVA, Rafael. Diagramação: o planejamento visual gráfico na comunicação impressa. 6. ed. São Paulo: Summus, 1985.

Downloads

Publicado

2023-06-22

Como Citar

Ramos Ferreira, R., & Saturnino dos Santos, D. (2023). Análise do projeto gráfico e expográfico da exposição curricular Audiophylia. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 164–187. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/46986

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil