Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia

Autores

  • Luciana Messeder Ballardo UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Palavras-chave:

Museologia, Exposições curriculares, Projetos expográficos, Museus, Universidade Federal da Bahia

Resumo

Quais critérios devem direcionar os projetos de exposições curriculares visando, como resultado, contribuir para a formação profissional em Museologia? O propósito deste texto é apontar esses critérios à medida que compartilha a experiência de exposições curriculares criadas no curso de Museologia da FFCH/UFBA nos períodos entre o segundo semestre de 2006 e o primeiro de 2008 e entre 2016 e 2017. A metodologia aplicada foi qualitativa, de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e procedimento experimental. Como resultado, destacam-se dois pontos comuns a todas as exposições: o impacto de realizar uma exposição em uma instituição museológica na vida profissional dos(as) estudantes e a capacidade de adaptação e criatividade para enfrentar a escassez de recursos, tão comum na realização de projetos expográficos nos museus da cidade de Salvador, BA.

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Messeder Ballardo, L. (2023). Exposições curriculares: experiências no curso de Museologia da Universidade Federal da Bahia. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 95–108. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45577

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil