Exposições curriculares em ambientes virtuais: concepção, comunicação e formação museológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Palavras-chave:

Internet, Museologia, Design, Direito do autor, Curadoria

Resumo

O presente artigo apresenta uma evolução do processo de concepção de exposições curriculares e sua importância para a formação do profissional museólogo nos cursos de Bacharelado em Museologia no Brasil, bem como analisa as implicações e processos para a sua realização no âmbito da internet. Por metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo por ferramenta a pesquisa bibliográfica em plataformas como Plataforma Periódico Capes e Google Scholar. Desta forma percebe-se a importância do estudo do design para a construção de exposições no âmbito virtual e processo de formação de futuros museólogos.

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Biografia do Autor

Priscila Maria de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Mestrado em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (2012). Atualmente é professora Adjunta III do Departamento de Museologia, da Universidade Federal de Sergipe (2012 - atual), Coordenadora do Laboratório de Expografia - LabExpo (2013 - atual), Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (2017 - atual).

Sura Souza Carmo, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2012), Mestre em História pela Universidade Federal de Sergipe (2016) e Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (UNIRIO/MAST). Docente da Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Museologia, Adjunto I (DMS-UFS). Foi Coordenadora do Laboratório de Conservação Preventiva (2013-2019) e Coordenadora de Estágio do Departamento de Museologia (2016-2019). Foi membro do Conselho Fiscal da ANPUH-SE (2016-2018). Pesquisadora do grupo de Estudos e Pesquisas em Memória e Patrimônio Sergipano - GEMPS (CNPq/UFS).

Rose Elke Debiasi, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Historiadora e museóloga pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutora pela UFSC. Dedica-se a temas relacionados à memória, à pesquisa histórica nos museus e ao patrimônio cultural, em especial dos povos do campo. Atua, ainda, nas linhas de pesquisa "Museologia e Processos Museais Aplicados" e "Museu, Cultura e Sociedade", vinculadas ao Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe. É organizadora das coletâneas "Terra e Memórias: vivências, conflitos e conquistas no(s) rural(is) do Brasil" (2018) e "Movimentos Sociais e Resistência no Sul do Brasil" (2020).

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

Jesus, P. M. de, Carmo, S. S., & Debiasi, R. E. (2023). Exposições curriculares em ambientes virtuais: concepção, comunicação e formação museológica. Museologia & Interdisciplinaridade, 12(23), 256–269. https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565

Edição

Seção

Dossiê Exposições Curriculares nos Cursos de Museologia do Brasil