Exposições curriculares em ambientes virtuais: concepção, comunicação e formação museológica
DOI:
https://doi.org/10.26512/museologia.v12i23.45565Palavras-chave:
Internet, Museologia, Design, Direito do autor, CuradoriaResumo
O presente artigo apresenta uma evolução do processo de concepção de exposições curriculares e sua importância para a formação do profissional museólogo nos cursos de Bacharelado em Museologia no Brasil, bem como analisa as implicações e processos para a sua realização no âmbito da internet. Por metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo por ferramenta a pesquisa bibliográfica em plataformas como Plataforma Periódico Capes e Google Scholar. Desta forma percebe-se a importância do estudo do design para a construção de exposições no âmbito virtual e processo de formação de futuros museólogos.
Downloads
Referências
ALVES, Cauê. A curadoria como historicidade viva. RAMOS, Alexandre Dias (org). Sobre o ofício do curador. Porto Alegre: Zouk, 2010, p. 43-58.
AQUINO, Vanessa Barrozo Teixeira; MACHADO, Elias Palminor. Experiências curatoriais compartilhadas: as exposições curriculares do curso de Museologia no museu da UFRGS. In: NASCIMENTO, Ana Luisa de Mello [et.al]. Patrimônio museológico brasileiro: experiências e olhares diversos. Curitiba: Ed. URPR, 2022.
BARROSO, Gustavo. Introdução à técnica de museus. vol. 1. 2ª ed. Rio de Janeiro/Ministério da Educação e Saúde, 1951.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9610.htm Acesso em: 15 out. 2022.
CARREÑO, Francisco Javier Zubiaur. Curso de Museología. Gijón: TREA Ediciones, 2004.
CURY, Marília Xavier. Exposição: concepção, montagem e avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.
DESVALLÉES, André. MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: ICOM, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, 2013.
ENNES, Elisa. Espaço construído: o Museu e suas exposições. 2008. 195f. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – PPG-PMUS UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2008.
FERNÁNDEZ, Luis Alonso; FERNÁNDEZ, Isabel García. Diseño de exposiciones: concepto, instalación y montaje. Madrid: Alianza Editorial, 2017.
HALLAL, D. R.; GUIMARÃES, V. L.; DE ALENCAR FEITOZA, I. A. . Exposição Virtual: processo de concepção, planejamento e execução da exposição “Percursos da História do Turismo no Brasil”. Turismo, Sociedade & Território, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e27022, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revtursoter/article/view/27022. Acesso em: 31 out. 2022.
IBRAM. Caminhos da memória: para fazer uma exposição. / pesquisa e elaboração do texto Katia Bordinhão, Lúcia Valente e Maristela dos Santos Simão – Brasília, DF: IBRAM, 2017. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2017/06/Caminhos-da-Mem%C3%B3ria-Para-fazer-uma-exposi%C3%A7%C3%A3o1.pdf Acesso em: 10 set. 2022.
JORENTE, M. .; LANDIM , L.; APOCALYPSE, S. Convergências entre a Curadoria Digital e o Design da Informação no contexto pós custodial da Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01-19, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e78692. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78692 Acesso em: 22 ago. 2022.
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores, editores e estudantes. Tradução de Priscila Farias. Osasco: Gustavo Gili, 2020.
MADRID, Melody M. A study of digital curator competences: A survey of experts. International Information & Library Review, 2013, 45:3-4, 149-156, DOI: 10.1080/10572317.2013.10766382 Acesso em: 15 ago. 2022.
MORAES, Julia Nolasco Leitão de. Desafios e possibilidades do campo digital para os museus e a formação em Museologia: o uso do instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. In: Anais do XXI Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2021a.
______. Museus, formação em Museologia e campo digital: os usos do Instagram pelas exposições curriculares dos cursos de Museologia da UNIRIO no contexto da pandemia de COVID-19. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v.14, p.1-21, 2021b.
______. Exposição curricular em tempos de pandemia e ensino remoto: a comunicação museológica frente aos desafios e potencialidades da cultura digital no ensino de Museologia. Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 10, Especial, p.295-316, 2020.
RUSILLO, Santos M. Mateos. Manual de comunicación para museos y atractivos patrimoniales. Gijón: TREA Ediciones, 2012.
SÁ, Ivan Coelho de. História e Memória do curso de Museologia: do MHN à UNIRIO. Anais do Museus Histórico Nacional, v. 39, p.10-48. 2007.
SCHEINER, T. C. M.; FLOREZ, L. M. S. O exercício de expor nos museus, uma constante prática da experimentação. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/183082. Acesso em: 31 out. 2022.
SIEBRA, S. de A. Curadoria Digital: uma área em expansão. Archeion Online, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p.1–6, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2318-6186.2019v6n2.47089. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/archeion/article/view/47089 Acesso em: 22 set. 2022.
SOUZA, Aline Escandil de. Educação & Exposição: a dimensão educativa das exposições curriculares do curso de Museologia da UFRGS (2011-2015). Monografia (Bacharelado em Museologia) - Faculdade de Biblioteconomia e Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015.
TRIQUES, M. L.; ARAKAKI, A. C. S.; CASTRO, F. F. de. Aspectos da representação da informação na curadoria digital. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 25, p. 01-21, 2020. DOI: 10.5007/1518-2924.2020.e69898. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2020.e69898 Acesso em: 20 set. 2022.
UFS. Resolução 48/2011/CONEPE. 2011. Disponível em: https://daffy.ufs.br/uploads/page_attach/path/2384/Resolu__o_CONEPE_2011-048_-
_PPC_Museologia.pdf Acesso em: 14 nov. 2021.
UFS. Resolução 17/2020/CONEPE. 2020. Disponível em: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/curso/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=320193¬icia
=438557430 Acesso em: 14 nov. 2021.
USILLOS, Andrés Gutiérrez. Museología y documentación: criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos. Gijón: TREA Ediciones, 2010.
UZEDA, Helena. As exposições curriculares como parte do ensino da Museologia: adaptação de modelos europeus e as práticas acadêmicas experimentais na UNIRIO.Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 9, Especial, p. 161-179).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Museologia & Interdisciplinaridade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.