O ensino da Documentação no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás

Não se aplica

Autores

  • Vânia Dolores Estevam de Oliveira Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Museologia, Documentação em Museologia, Ensino de graduação, Universidade Federal de Goiás, Projeto Pedagógico de Curso

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre o ensino da documentação no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), sediado na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), que abriga também os cursos de Ciências Sociais, Políticas Públicas e Relações Internacionais. Neste relato pretende-se traçar uma breve trajetória do ensino da documentação no contexto do Bacharelado em Museologia: a criação, a preservação no Político Pedagógico do Curso (PPC) e as disciplinas dedicadas à documentação nesse contexto. Algumas observações resultantes dos mais de dez anos de existência do Curso, apresentam-se como desafios e oportunidades para pensar o ensino da documentação às futuras museólogas e futuros museólogos formados pela UFG. Ao final propõe-se uma reformulação nas disciplinas que tratam da documentação no Bacharelado em Museologia da UFG.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALVINO, I. A memória do mundo. In: ______. Um general na biblioteca. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. p. 127-133. CARVALHO, L. M.; SCHEINER, T. Reflexões sobre museologia: documentação em museus ou museológica?. , . Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/189036. Acesso em: 11 mar. 2022.

CERÁVOLO, Suely Morais; TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira. Tratamento e organização de informações documentárias em museus. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, 10: 241-253, 2000.

COMECHE, Juan Antonio Martinez. El proceso informativo-documental. In: LOPEZ YEPEZ, José. Manual de información y documentación. Madri: Pirámide, p. 29-47, 1996.

FERREZ, HELENA DODD. Documentação museológica: teoria para uma boa prática. Estudos museológicos. Rio de Janeiro: IPHAN, , p. 64-74, 1994.

MONTEIRO, Juliana. Documentação em museus e objeto documento: sobre noções e práticas. São Paulo: J. Monteiro, 2014. 177 p.: il. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo. Orientadora: Marilda Lopes Ginez de Lara.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Museologia. Goiânia: 2014. Disponível em: https://sistemas.ufg.br/consultas_publicas/resolucoes/arquivos/Resolucao_CEPEC_2014_1310.pdf. Acesso 4 mar. 2022.

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Proposta de alteração da matriz curricular do curso de Museologia (turno integral) e de implantação do curso de Museologia no turno da noite. Rio de Janeiro: 2010. Disponível em: http://www.unirio.br/prograd/ppc-dos-cursos-de-graduacao/PROJETOMuseologia2014Cpia.pdf. Acesso 4 mar. 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Museologia. Salvador: 2010. Disponível em: <http://www.museologia.ffch.ufba.br/sites/museologia.ffch.ufba.br/files/projeto_pedagogico_curso_de_museologia.pdf>. Acesso 4 mar. 2022.

SMIT, Johanna W. O que é documentação. 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, . 83 p. 1987. (Coleção Primeiros Passos, n. 174).

Downloads

Publicado

2022-09-05

Como Citar

Estevam de Oliveira, V. D. (2022). O ensino da Documentação no Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Goiás: Não se aplica. Museologia & Interdisciplinaridade, 11(Especial), 99–111. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/43685

Edição

Seção

Dossiê Perspectivas de Documentação Museológica: Competências, Formações, Experi