Do patrimonium ao patrimônio digital 3.0

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio, Patrimônio Digital, Web 3.0, Heterosemântica, Heterotopia

Resumo

Esse trabalho apresenta a transformação conceitual do termo patrimônio, da sua origem latina patrimonium até o Patrimônio Digital 3.0. A análise da dinâmica entre sujeito-tecnologia-patrimônio nas fases da internet permitiu refletir sobre as etapas do Patrimônio Digital. As proposições sobre o Patrimônio Digital nortearam-se pela Carta Sobre la Preservación del Patrimônio Digital da UNESCO e pelas propostas de Addison para o Patrimônio Digital 1.0 e 2.0.  Refletimos sobre a constituição do Patrimônio Digital 3.0, a partir da relação com a Web 3.0, marcada pelo algoritmo e pela busca semântica. Realizamos uma revisão da literatura de pesquisas publicadas entre 2014 a 2019 nas plataformas Google Acadêmico, Science Direct e Periódicos Capes. Assim, identificamos a natureza heterosemântica dos objetos patrimoniais digitais 3.0, ao tecer as características do Patrimônio Digital 3.0, afetada pelo ambiente heterotópico. Com esse percurso, esperamos evidenciar a urgência de legislações e critérios específicos para preservar o Patrimônio Digital.

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Biografia do Autor

Ana Lidia Vieira, Universidade Federal do Pará

Assessora de Comunicação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural (PPGPatri) da Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais na Faculdade Estácio de Sá. Consultora de e-Commerce e Negócios Digitais pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Pará (UFPA) com período bolsista na Universidad de Salamanca (2015-2016). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, Social Mídia e Planejamento Estratégico Digital. Atua nas áreas do Marketing, Marketing Digital e Transmídia.

Carmen Lúcia Souza da Silva, Universidade Federal do Pará

Professora associada do curso de graduação em Museologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Pará (UFPA). É doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos-RS), mestre em Ciências da Informação e da Comunicação pela Universidade Lyon 2 (França) e especialista em Poéticas Visuais: Gravura, Fotografia e Imagem Digital pela Universidade Feevale (RS). Atua nas áreas de Comunicação, Museologia, Cultura e Artes, com ênfase em comunicação museológica, cultura digital, imagem e fotografia. Em diálogos interdisciplinares, desenvolve estudos de recepção e sobre transmídia, tecnologias digitais e de conexão em rede, aplicadas à Museologia e ao Patrimônio Cultural, inclusive sobre virtualização do patrimônio, através de modelagem 3D voltada a visitas imersivas e interativas na internet.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Marreiros Tavares Vieira, A. L., & Souza da Silva, C. L. . (2021). Do patrimonium ao patrimônio digital 3.0. Museologia & Interdisciplinaridade, 10(Especial), 179–194. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/37686

Edição

Seção

Dossiê Museologia e Cultura Digital